Resenha: Helena de Troia

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sinopse - Helena de Troia - Memórias da mulher mais desejada do mundo - Francesca Petrizzo

Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”




Minha resenha:
Confesso que não esperava muita coisa do livro. Até porque creio eu que todo mundo conhece a história entre Esparta e Troia, e o “famoso presente grego”. O livro é em primeira pessoa, contando como a história foi vista pelos olhos de Helena, do qual gostei muito, pois pude ter essa outra visão de como tudo aconteceu.

Helena é muito bonita, mais ao mesmo tempo chego a imagina-la feia devido a suas atitudes, o que na maioria das vezes me irritou bastante. Seu lema é dizer incansáveis vezes Eu sou de pedra.

Acho que isso se dá devido ao fato dela ser muito sozinha. Quase não têm amigas, a não ser sua escrava. Viveu longe da mãe e também assim sua filha foi criada. Talvez por falta de alguém com quem conversar, Helena se agarrou muito aos diversos amores que passaram em sua vida.

Isso era o que a mantinha viva. Seus amores e a esperança de se sentir especial e importante para alguém. Demorou um pouco para que eu gostasse de Helena, no começo a achava dramática demais mais à medida que fui conhecendo ela, passei a compreender suas atitudes.

No fundo, Helena só quer o que todo mundo procura: alguém que a ame incondicionalmente é poder se feliz ao seu lado. Por isso, ela foge de Esparta e parte para Troia acreditando ter encontrado a amor que tanto almejava.


... e a voz que no vento responde era a voz sarcástica de Teseu ressuscitado dos mortos para me atormentar: era tédio, não amor, dizes tu, Helena, a covarde, sabes disso sozinha e muito bem, te agradaria sofrer por Páris, te agradaria chorar de amor; mas não sabes mais fazê-lo, teu coração foi queimado naquela pira, lembras? Deverias ter deixado que te levasse embora; és como eu, e agora não te resta mais que a marca daquele prazer morto.
                                                                                                                                   Pág. 140



Sua vida não foi fácil, sempre muito sozinha teve que se transformar em pedra para poder suportar tudo pelo que passou. Sua maior qualidade se tornou seu maior tormento. Pois sua beleza querendo ou não a condenou a uma vida da qual ela não pretendia viver.

Eu realmente gostei muito do livro. Nem todo mundo pode vim a gostar da história, a escrita também é complexa e se não prestar bastante atenção não consegue entender perfeitamente a história.
Isso foi um dos pontos fortes no livro, isso nos remete de volta ao tempo, fazendo com que a história fique mais viva.

O livro está super bem indicado. Achei a capa dele linda, para quem gosta desse universo vai gostar bastante.

Espero que tenham gostado.

Bjos...

6 comentários:

  1. Assistir ao filme, adoraria ler este livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já vi o filme e gostei muito de ter tido essa outra versãoda história.
      Bjos...

      Excluir
  2. Oi Dany!

    Quem não conhece a história de Helena de Tróia!Eu assisti o filme,adorei,certamente o livro tem mais detalhes e a capa é realmente linda.

    Tem promo lá no blog,O Punhal de Jéssica Anitelli, se puder dá uma passada lá.

    Bjos

    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já conferi o filme. A história é mais diferente porque e contada pela versão da Elena, mesmo assim é muito bom ambos.
      Bjos...

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas é um daqueles que gostaria muito de ler. Adoreiii sua dica e resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir