Resenha: O Diário de Anne Frank

sexta-feira, 14 de junho de 2013

  
 "O Diário de Anne Frank"  edição definitiva por Otto H. Frank e Mirjam Pressler



Minha Resenha:  Fazia um bom tempo que eu queria muito ler este livro, não só porque se trata de um clássico mais porque os elogios a ele sempre foram positivos.

Eu meio que achava que não ia ser bom, pois se trata de um diário e ainda por cima a história se passa em um Anexo Secreto onde os ocupantes não tinham contato nenhum com o mundo exterior, há não ser pelos relatos dos amigos que vinham trazer notícias.

Á medida que eu fui lendo, fui me envolvendo com a história de Anne de tal forma que é quase impossível não entender suas angustias e dúvidas. Anne é intensa, e por assim o ser, quase nunca é compreendida por aqueles que vivem ao seu redor.

Para mim é difícil falar sobre o livro, levando em consideração que gostei muito. Apesar de já saber que Anne não sobreviveria, eu ainda nutria em meu ser uma esperança que não fosse este o seu fim.

A forma como ela usou para escrever no diário envolve a gente como se estivéssemos conversando formalmente. Para confidenciar sobre sua vida, Anne cria uma amiga chamada de Kitty no qual conta a ela como foi parar no Anexo Secreto, como é a vida lá, sobre comida, as pessoas que dividem o espaço com a família dela e é claro sobre seus sentimentos e a forma como vê o mundo.

Para alguns Anne Frank e cruel e maldosa, mais eu não há vi deste modo. Embora eu tentasse a todo custo entender porque ela não gostava da mãe, já seu amor pelo pai era algo maior do que eu a gente possa imaginar.

Não posso simplesmente dizer que amei o livro, isso seria pouco. Ele me mudou, despertou em mim a vontade de saber mais a respeito da Segunda Guerra Mundial, me mostrou que toda e qualquer grande decisão afeta a vida de várias pessoas inocentes.

Anne era espetacular. Tenho certeza que se tivesse sobrevivido a isso tudo tinha se tornado uma ótima jornalista e uma escritora de sucesso, seus grandes sonhos que não foram realizados. Ela também era muito inteligente, estudava bastante e era empenhada nisso. Ela esperava pacientemente poder voltar para a escola e levar uma vida normal.

O livro esta mais do que recomendado. Realmente que puder ler, não deixa essa oportunidade passar. Meu único arrependimento foi não ter lido ele antes, pois a história em si me tocou de diversas formas.

Beijos....

10 comentários:

  1. Olá, Dany!
    Este é um dos livros que está na minha lista de desejados faz tempo e eu não tenho coragem de comprá-lo. O motivo? Bom, não queria que a Anne morresse. Juro pra você.
    Mas vou comprá-lo em breve, porque estou louca para conhecer mais essa garotinha que tanto tem para ensinar, mesmo depois de falecida.
    Ótima resenha!
    Beijo.
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, quanto mais depois que a gente fica envolvida com a história ai sim, é difícil de aceitar esse trágico fim.
      Também quero compra-ló, este que eu li foi emprestado.
      Beijos...

      Excluir
  2. Oi Dany! Livros que têm como pano de fundo a Segunda Guerra sempre mexem comigo, com minhas emoções, pelo visto este aqui não será diferente.
    Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, estou numa fase de caçar livro nesta temática tanto é que o que estiou lendo no momento também se passa neste cenário da Segunda Guerra Mundial.
      Beijos...

      Excluir
  3. Já conhecia o livro, não li ainda, mas tenho muita vontade de ler. Histórias que envolvam guerras mexem comigo. Outro livro que quero ler é aquele "A vida em tons de cinza" que tem um tema parecido com esse.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a tomar gosto por história que envolvam guerra, este que você citou eu aina não conhecia, mais vou procurar informações. sobre ele.
      Beijos...

      Excluir
  4. Olá florzita! È tão bom quando um livro muda nosso pensar ou meche bastante conosco, né? ADOROOO. Só não gosto dessa capa, mas é o de menos. Li esse livro(era uma capa azul), só que não consegui terminar porque tive que devolver para a biblioteca, mas ainda quero comprar e reler.
    Beijos!
    Bom começo de semana.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! Também achei a capa um pouco estranha, mais representa bem a Anne, este que eu li também foi emprestado, mais com certeza pretendo comprar um exemplar para mim.
      Beijos...

      Excluir
  5. Tem um tempão que li este livro e lembro que gostei muito, minha irmã leu e achou a história triste demais....e é mesmo né no fim das contas.

    Beijoks, Vanessa - Blog do Balaio
    https://www.facebook.com/DuBalaioStore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é triste mais vale super a pena conferir.
      Beijos...

      Excluir