Resenha: A Menina Que Roubava Livros

terça-feira, 6 de agosto de 2013


Sinopse - A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.




Minha Resenha
Acho que não se tem muito o que falar sobre esse livro. Creio eu que uma boa parte dos leitores já o leram. Eu o li já faz um bom tempo e como estou meio que nesse clima de ler coisas que envolva os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial eu o peguei para ler novamente.

Muitas coisas eu já nem lembrava mais. Mais vale muito a pena ler. Não farei uma resenha bem detalhada até porque a sinopse já conta muitas coisas. Ler uma história contada a parti da percepção da morte e no mínimo inusitada além e claro de ser irônica. Muitos acontecimentos são contados antecipadamente, o dá uma certa aflição -  pelo menos eu fiquei aflita.


A forma como o escritor o escreveu e totalmente diferente da maioria dos livros. Como também apresenta desenhos, uma mini história dentro de uma história.


O livro está mais do recomendado, tenho certeza que quem o ler vai amar muito. Uma história muito bem construída que nos mostra os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial de um outro ângulo.

Estou aguardando o filme, espero que supere minhas expectativas. Uma história tão boa dessa merece no minimo uma produção de primeira.

Beijos.

14 comentários:

  1. Muito fofo sua resenha :)
    Assim como vc estou ansiosa pelo ansiosa...A Menina que roubava livros é meu livro favorito, estou pensando em reler ele em breve :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Vamos torcer para que o filme seja mais que bom!!
      Beijos.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Dany! Já li A Menina que Roubava Livros e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Dany,

    Esse livro esta entre os meus favoritos, recomendo também....parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho até vergonha de dizer que não li ainda A Menina que Roubava Livros :((( rsrs
    Nem tenho o que falar desse livro, só, que estou muito afim de lÊ-lo.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, tem um monte ai que quase todo mundo leu e eu ainda não li. Espero que leia futuramente.
      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa adorei isso de ter desenho e tal.. Não sabia.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é todo lindo, tanto a história como os desenhos por dentro.
      Beijos...

      Excluir
  6. Aaai, o livro mais lindo e perfeito do mundoooo. Deu uma baita vontade de reler agora e me emocionar novamente.

    Tô ansiosíssima esperando pelo filme que estreia ano que vem.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Dany confesso que li esse livro antes de ter um blog e nunca o resenhei, além disso nao lembro de muita coisa ... Mas o que mais me marcou foi ela entrando escondido na casa/ biblioteca e ficar ali escolhendo o livro pela lombada etc. Quero reler assim que tiver oportunidade e claro ver o filme. Parabéns pela releitura e resenha \o/

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, reli porque estou esperando ansiosa pelo filme.
      Beijos.

      Excluir