Resenha: Os 13 Porquês

quarta-feira, 2 de outubro de 2013




OS 13 PORQUÊS


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




RESENHA:  Já faz um bom tempo que eu queria ler esse livro. Primeiro porque eu vi muitas frases soltas dele pelo tumblr, segundo porque achei essa capa linda. Pra falar a verdade, eu não fazia ideia do que a história do livro se tratava.

Meio que não foi uma surpresa, mais não deixou de ser gratificante a leitura. Estou numa fase de que quase nada me surpreende e prende tanto, como também quase não tenho lido muito ultimamente.

Mesmo assim, entrei de cara na história. É gostei, embora eu esperasse mais.
Vai ser difícil escrever está resenha porque não sei bem por onde começar. A história em si é envolvente, fica aquela curiosidade em saber mais, saber que rumo isso tudo vai dá. Sim, é viciante.

Clay Jensen ganhou meu coração, um personagem muito cativante, fofo. Ele então se depara com uma encomenda que chegou do correio sem remetente. Dentro da caixa contém fitas cassetes. Ele então ouviu uma e se surpreende em ouvir a voz de Hannah Baker, uma colega da sua escola que cometeu suicídio.

Nas fitas, Hannah explica os 13 porquês de ela ter se suicidado. Sendo que cada pessoa tem uma contribuição para o fim de sua vida o que deixa a gente curioso em relação ao que Clay fez a ela, já que ele se mostra ser uma pessoa boa. A parti daí começamos a conhecer Hannah é a Clay também.


Gostei da forma que a história foi escrita, pois ao mesmo tempo em que Hannah fala, Clay conta também sua versão. O que dá de ter um panorama de como tudo acorreu na vida de Hannah e como aquilo afetou a de Clay também. Eles são tipicamente aquele tipo de casal que tem tudo pra da certo mais por ironia do destino acabam tomando rumos diferentes.

Confesso que achei ela meio fraca as vezes, tudo bem que o que aconteceu com ela abala a vida de qualquer pessoa, mais em si, Hannah não era boba e muito das situações ela mesma poderia ter evitado. Acho que o fato dela não ter nenhum amigo agravou mais as coisas, não ter ninguém com quem conversar, falar sobre suas angustias é barra. Fora que os pais dela também a deixaram de lado.


Sentindo falta dela a cada sopro do ar que inspiro. sentindo falta dela com um coração que, por si só, se sente tão frio, mas que aquece quando os pensamentos sobre ela fluem através de mim."    Pág. 187

Como ela mesmo diz, tudo foi virando uma bola de neve. Cada pequena coisa foi agravando mais e mais. Até chegar a um ponto em que ela mesma desistiu, se deu por vencida e não fez mais nada por si mesma.

Fiquei angustiada em algumas partes, inconformadas em outra. Mais tirei muitas coisas boas como lição. Um livro que sem querer te modifica, muda seu jeito de vê o mundo e as pessoas em si.

Está mais do que indicado, este livro com certeza te enriquece mais.

Beijos.

18 comentários:

  1. Parece realmente bom!
    Vou add na lista! Gosto de livros que querem te modificar de alguma forma!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, este é um dos livros que mais quero ler e já faz tempo, toda a vez que olho pra esta capa penso que já deveria ter lido...tomara que eu consiga logo.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hum...parece um livro bem legal, apesar da história as vezes fraca. A capa é muitoo bacana.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi fraca em alguns pontos mesmo assim vale a pena ler.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi,

    todo mundo fala maravilhosamente bem desse livro e sou louca para lê-lo! A história parece ser mesmo muito boa!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia ele sim, como também espero que goste.
      Beijos.

      Excluir
  5. A cada resenha minha vontade só aumenta
    Quase comprei segunda, pena que tava muito caro e Ladrão de Olhos me ganhou pelo preço
    Espero ler logo.
    Otema resneha :DD
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah uma pena que deixou passar, mais espero que leia ele futuramente.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Dany!
    Esse livro parece ser muito interessante, até hoje não li nenhuma resenha negativa sobre ele.
    Quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. A cada resenha que leio desse livro fico mais curiosa, além disso geral teve uma boa impressão. Digamos que esse é o famoso livro que te tira da tua zona de conforto e te faz pensar e muda sua forma de ver o mundo, gosto disso. A pouco li o livro Pequeno Irmão, temática diferente desse livro que vc resenhou mas com o mesmo efeito de mudança. Fica a dica!!!! A sua dica de leitura foi mega aceita.
    Obrigada pela presença lá no blog - Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que o livro nos proporciona. Obrigada pela dica do livro, vou pesquisar um pouco mais sobre ele.
      Beijos.

      Excluir
  8. Gostei da resenha Dany. Achei o livro superinteressante. Com certeza, leria. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Li o livro esse mês, gostei muito, ele tem uma lição superbacana! Foi um sacrifício para eu achar pra comprar, gente que livro raro é esse?? Achei em um sebo e li em dois dias '.', muito bom!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse exemplar não é meu, minha amiga que pegou emprestado da escola trousse para que eu leia. Mais, pretendo comprar um exemplar para mim.
      Beijos.

      Excluir