Resenha: Poesias Que Sangram

sexta-feira, 5 de setembro de 2014



POESIAS QUE SANGRAM - PALOMA VIRICIO

SINOPSE:

Poesia. Uma palavra composta por seis letras e milhares de sentimentos. Difícil traduzir em significado, mas que pode aliviar, enfatizar ou fazer com que o poeta transforme-se através da arte da escrita. Uma coleção delas? Mais que um livro... um pedaço da alma de quem escreve. Por isso, são mágicas e especiais. Poesias que Sangram presenteia o leitor com alegria, drama, dor, amor, infelicidade e outras caixinhas de elementos abstratos que somente podem ser entendidos por almas melancólicas e sensíveis. A prova de que as palavras podem de alguma forma transformar pessoas e o mundo. Escrito em aproximadamente três meses, foi confeccionado através de várias inspirações, entre elas as escritas de grandes poetas como Vinicius de Moraes, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Renato Russo, Cazuza e tantos outros. Um livro que promete mexer com os sentimentos e a sensibilidade do leitor de maneira ímpar.


Ficha Técnica:
Autor: Paloma Viricio
Título: Poesias Que Sangram
N° de páginas: 54
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥


Minha Resenha: 

Falar sobre poesia para mim é de caráter particular, até porque há um grande publico que simplesmente não gostam desse gênero literário. Eu sou suspeita para falar, cresci lendo poesia porque minha mãe escreve então a familiaridade e o deleite com a obra foi imensurável.

Poesias que Sangram começa de uma forma inusitada, não temos um sumário no livro. A autora deixa esse mistério no ar para que o leitor possa se surpreender a media que for avançando na leitura. Assim, não podemos espiar qual o nome da próxima poesia nem fazer algum tipo de suposição do que se trata o próximo poema.

As poesias sangram, literalmente. Há um dor por trás de cada poema, uma suplica em forma de um pedido de ajuda para aliviar os danos. Á dor não se dá apenas devido ao amor, pelo contrario, Paloma aborda outros temas como a dor da vaidade, da solidão, da morte...

O livro é divido em três tomos:

  1. Elas Sangram
  2. Cicatrizam
  3. Regeneram

Cada um com suas peculiaridades, com suas singelas formam de sangrar.

De todas, minha poesia preferida é  Delírio e Sedução, que fica no tomo 2, que fala de uma paixão ou melhor um sentimento que vai além do entendimento, na poesia ela discorre sobre esse ser amado, sobre a forma como ela se sente ao seu lado. É para conhecer quem é esse ser, só lendo para descobrir.

Para não ficarem apenas na vontade vamos conferir um dos poemas:

Tua Ausência 


Quando eu achava que o livro já ia acabar, és que surge uma surpresa ou melhor um bônus especial da escritora. Paloma disponibiliza uma playlist com as músicas que a inspiraram a escrever o livro.

Escolhi mostra algumas delas que eu já conhecia e gosto de ouvir:

  • Céu Azul – Charlie Brown Jr 
  •  The Only Exception – Paramore
  • The One That Got Way - Katy Perry 
  • Luz dos Olhos – Nando Reis 
  • Dançando - Pitty (Agridoce)
  • Who You Are – Jessie J
  • Marry Me - Train

Essas são apenas um pouquinho das disponibilizadas a lista e bem mais extensa, para vê na integra tem que adquirir o livro.
Só lembrando que a minha edição é exclusiva no formato e-book para os parceiros.



Para saber mais sobre o livro e conhecer mais a escritora, acompanhe ela através das redes sociais abaixo:

BigBiografia:
Paloma Viricio, escritora, louca por livros...muitos livros! Ama família, chocolate, vinho, meias 3/4, batom vermelho,caras, bocas, música e o bom Rock N'Roll.
É apaixonada por Gabriel García Márquez,Edgar Alan Poe, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo,Vinicius de Moraes, Augusto dos Anjos e Casimiro de Abreu.
A paixão pela escrita começou desde cedo quando aos 11 anos escrevia peças teatrais para serem apresentadas no colégio. Poesias que sangram é o primeiro livro publicado por ela.

8 comentários:

  1. Olá Dany! Muito obrigada pela sua opinião sobre o meu livro. A resenha ficou muito bem escrita, você soube destacar os principais pontos do Poesias que Sangram. Espero que os leitores gostem da dica. Algum dia também quero ler suas poesias.^^
    Vou divulgar!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Palomo pelo carinho e pelo voto de confiança, como também pelo convite para ler sua obra.
      Quantos a minhas poesias, acho que vai demorar um tempinho ainda rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  2. Não sou muito fã de livros poéticos

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim lhe recomendo dá uma conferida, com a habito a gente passa a gostar.
      Beijos.

      Excluir
  3. Gosto de livros, mas de poesia nunca li, vou tentar ler esse rsrs
    Ótima semana <33

    http://blogdacristtine.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogdacristtine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dá uma conferida. A gente passa a gostar de poesias depois que pega o habito de ler esse estilo.
      Beijos.

      Excluir
  4. Leio poucas poesias, as acho bonitas porém nunca me apego... esses seus post's sobre poesias e livros me deixam com vontade de sair lendo mais poesias por aí :D

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir