Resenha: Sétimo

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SinopseDo mesmo autor dos bestsellers Os Sete e O Senhor da Chuva Um vampiro, desperto depois de quinhentos anos, abre o olhos numa terra estranha, nova e cheia de sangue. Sétimo decide fazer do Brasil seu novo lar, e para tanto terá de formar um verdadeiro exército de vampiros para demarcar seu território, exibir seu poder e dar combate aos caçadores. Elege um vampiro recém-criado (Tiago) para servir-lhe de guia, general e pupilo. Em sua sede por sangue e conquistas, ao autoproclamar-se a criatura mais poderosa da Terra, Sétimo atrai, além de vampiros, um sem-número de inimigos deste e do outro mundo. Esses inimigos despenderão esforço sobre-humano, empregando, além de armas carregadas com balas de prata, dentes pontiagudos e poderes paranormais. O espetáculo mais bizarro da Terra não pode parar. 


Ficha Técnica:
Autor: André Vianco
Título: Sétimo
N° de páginas: 464
Editora: Novo Século
Avaliação Final: 3/5   ♥♥♥

Minha resenha: Antes de tudo, só queria deixar registrado que não li Os Setes, e por isso acabei pegando alguns spolier ao ler Sétimo. Não sabia que precisava ler o outro antes, mesmo assim não atrapalhou a leitura, porém não pretendo ler Os Setes.

O livro gira em torno de Sétimo, o mais temido dos setes vampiros que foram despertados. Seu plano é construir um grande exército e pra isso ele quer contar com a ajuda de Tiago, César do qual Sétimo chama de pai e de Eliana.

Além deles temos ainda Matador, que é uma matador profissional e Tobia que é descendente de uma linhagem de caçadores de vampiros. A vida dos dois é aposto um da outra, mas eles acabam se cruzando e juntando forças para lutar contra os vampiros. Temos também a presença dos militares comandado por Brites. Outro grupo de vampiros também se forma comandado por Afonso.

Deu de perceber que tem muitos personagens né? O que de certa forma deixou um pouco a desejar já que alguns simplesmente deixaram de ter importância no livro e ficaram de lado.

Sétimo é apresentado como um adolescente – seu poder é se transforam em humana e andar a luz do sol, todos os setes vampiros tem um dom especial – e não consegui sentir medo dele em momento nenhum. Muito imaturo pra quem tem tantos e tantos anos de vida/morte. O autor tentou mostrar pra gente a toda hora o quanto Sétimo era cruel e deveria meter medo, porém ele não fez nada que desse veracidade a essas afirmações. Muito pelo contrário, ele até que foi condescendente com alguns humanos. Como também o autor a sempre ficava afirmando o quanto era bom determinado personagem ser vampiro do tipo: "fulano pulou o murro com um força e leveza, isso era uma vantagem de ser vampiro", "fulano fez tal coisa mas não sentiu nada, fulano pensou como é bom ser vampiro", coisas desse tipo.

Faltou uma presença feminina forte. As personagens que apareceram são apenas namoradas dos vampiros, inclusive teve uma em particular que tinha tudo pra ser f*da e infelizmente não teve seu merecido destaque.

Um ponto positivo que vale ressaltar é que a história tem muitos capítulos, 79 ao total e faz com que a história não fique muito arrastada, mas mesmo assim eu senti ao ler ele que não avançada à leitura, mais parecia que eu lia, lia e não saia do lugar. A descrição do lugar onde se passa a história e o fato de ser no Brasil e em uma cidade brasileira merece destaque, só não curti muito a critica que fez a certas coisas, tipo o preço do pedágio. Para mim foi desnecessário isso.

Eu realmente esperava que esses vampiros fossem bastante malvados e sanguinolentos. Mas não foi maldade na doce certa, foi pouco. Fora que eles são fracos, precisam ficar bebendo sangue várias e várias vezes, tipo se tiver acontecendo uma luta eles vão enfraquecendo por causa da força usada, só que isso é rápido.

Apesar de ter esperado mais à medida que fui lendo, a leitura em si foi muito boa. Entendo o porquê de o André Vianco ser um escritor best-seller, mesmo assim não pretendo pelo menos por enquanto ler mais nada dele.

Se você assim como eu gosta de vampiros vai aprovar a leitura de Sétimo, se gostar de escritor nacional também essa é uma ótima indicação. É bem escrito, você fica envolvido com a história, além de o autor ter mais outros livros ai disponíveis sobre vampiros para serem apreciados.

Não consegui gostar tanto quanto imaginava, mas a leitura foi válida e recomendo.

Espero que tenham gostado.
Um super beijo.
#MêsdoHorror

20 comentários:

  1. Respostas
    1. :) Não curti tanto, mas todo mundo elogia a história.

      Excluir
  2. Ainda não li sétimo, mas li "Os sete" e gostei bastante. Quero ler Sétimo em breve!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a ler Os Setes antes, mas confesso que não estou muito animada pra ler ele.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Dany!
    Não sei por que, mas nunca tive vontade de ler os livros do André Vianco... As histórias não me atraem, apesar de gostar de livros com vampiros :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo em partes, confesso que não pretendo - pelo menos por enquanto - ler mais nada dele.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Dany,

    Sou mole demais pra livros de vampiros. Uma pena o livro não ter atingido suas expectativas, muita gente fala bem do autor e suas obras.

    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nem faz tanto medo assim, pelo contrário, não faz medo nenhuma.
      Beijos.

      Excluir
  5. Auuuuunw, eu amei a resenha.Aliás, faz tempo que não vejo nada bom por aí about vampiros ahahahaha
    Sinto saudades :)


    beeeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ler mais sobre esse gênero. Gosto muito.
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá,
    Todos falam muito bem dos livros desse autor, mas eu ainda não conheço suas obras e nem sua escrita. Porém tenho vontade, até porque ele é um grande nome da literatura nacional contemporânea.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os elogios a ele são muitos. Porém, não cheguei a gostar tanto quanto imaginava.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi gatona tudo bem?
    Bom algumas amigas já leu e me falou super bem desse livro,
    Ganhei esse livro e ta aqui parado porque estou realmente morta de preguiça,
    adoro a forma que André Vianco escreve e pretendo ler Setimo até o fim de novembro.
    Adorei sua resenha, bem escrita e explicada e eu adorei seu blog, voltarei com mais freqüência.
    Beijinhos de luz linda,<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem escrito mesmo, isso deve ser ressaltado, mas não fiquei tão grudada na história nem goste tanto quanto imaginava.
      Espero que goste e que volte mais vezes.
      Beijos.

      Excluir
  8. A minha primeira leitura de Vampiros foi de André Vinco. E me apaixonei, ficava arrepiada a cada página, e ai a minha amiga Erika me apresenta os sete.
    Os Sete me marcou muito e foi uma leitura de cinco estrelas (na minha opinião é claro) eu ri, senti medo torci pelos personagens, odiei alguns amei tantos outros, mas sem dúvida alguma, esse livro é o melhor que li do autor até agora . Digno de ser adaptado no cinema.
    Perdi as contas de quantas vezes o reli rs sério.... Sei que você não quer ler ele, mas ele é bom demais você não se arrependeria ;) um bj e me desculpa pelos excessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, pode escrever a vontade, sempre gosto de responder a cometário e poder trocar opiniões.
      Não pretendo ler Os Setes mais muita gente tem me recomendado a leitura dele, então pode ser que futuramente eu faça isso. Ou não, não sei de certeza.
      Dele não tinha lido nada, mas teve seus pontos positivos. Embora a história em si em alguns aspectos não tenha me agradado nem feito eu ficar viciada.
      Beijos.

      Excluir
  9. Esse livro é tão amorzinho, mas tem hora que me deu um medo dele (sou medrosa mesmo) hahaha e leia Os Setes, é tão bom quanto esse, aliás todos os livros do Vianco são ótimos! E eu adorei suas resenhas <3
    http://blogdanativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que não senti medo nenhum? E olha que era esse tipo de leitura que eu esperava, algo mais sombrio e tal.
      Não sei se lerei Os Setes, mesmo assim ainda considero essa opção.
      Beijos.

      Excluir
  10. André Vianco tem ótimas ideias, mas na hora de colocar no papel, é um desastre. Deveria ser roteirista, não tem talento pra escritor. Também li Sétimo, e realmente a história dá muitas voltas sem chegar a lugar nenhum. Previsível.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a achar previsível, só achei que ele enrolou demais. Além de ter tentado da intensidade a um personagem que não correspondeu as expectativas. Eu realmente fiquei esperando mais da história. Bem mais. Acho que faltou alguém ( revisor seria o nome? não sei) para ter cortado certas partes, porque a história fico extensa demais. Enfim, não sei de desisti de ler mais livros dele, porém dessa série eu não seria mais.
      Beijos.

      Excluir