Resenha: Desejo e Honra

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Desejo e Honra
Sinopse: 1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país. 

Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.

O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente. 

Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Ficha Técnica:
Autor: Tatiane Durães
Título: Desejo e Honra
Avaliação Final:  3/5   ♥♥♥
*Lido em PDF

Minha Opinião:  A história se passa em Minas Gerias no ano de 1890. Nesse tempo foi abolida a escravidão, tinha condes, duques e roubos, muito roubos a essas pessoas ricas. E nossa protagonista e nada mais nada menos que a filha do maior ladrão se tornando assim uma ladra excepcional. Só que Amanda se encontra em uma situação ruim, ela esta fugindo da polícia e não sabe como eles a encontraram. Ela pede abrigo na casa de Alícia, a fim de lhe cobrar um favor por ter ajudado ela em outro momento.

No meio dessa confusão de fugir da polícia, Amanda acaba indo trabalhar na casa do Conde de Leon. Sendo muito bonita era inevitável não chamar a atenção do Conde, porém Amanda não está disposta a se envolver seja com quem for. Ela tem uma magoa por seu outro companheiro e sendo assim, pretende ficar ali por pouco tempo. O Conde por outro lado é viúvo e não se permitiu se envolver com nenhuma mulher após a morte de sua esposa, mas as coisas mudaram ao por os olhos em Amanda.


As coisas não ocorreram como Amanda esperava, ela não pode chamar atenção para si por medo de descobrirem o que de fato ela é. É e ai que começa as cenas de ação e que Amanda de fato se mostra muito mais perigosa do que aparenta. Não confie nela, nem duvide se sua capacidade, porque de frágil ela não tem nada.

Apensar de ser um romance ele não é puxado para o lado meloso, nem deixa a história em segundo plano para dá ênfase ao romance que surge. O livro em si não é muito grande, mesmo assim a autora soube falar de vários assuntos sem deixar nenhuma ponta solta.

A questão dos escravos é bem abordada, assim como o que se era produzido nas fazendas naquele tempo, além de inserção das discrições da forma como o povo se vestia naquela época. Acho que só deixou a desejar – em si tratando dessa parte – a questão do vocabulário mesmo, que não é nada rebuscado. O de que certa forma deixa o livro bem mais leve e fácil de ler.

Não teve nenhum personagem que não gostei. Mesmo o Conde de Leon querendo a todo tempo “mandar” em Amanda não deixou a história ruim, já que ela não se deixou intimidar por nada. Aliás, ela tem uma personalidade muito forte e não muda apenas porque ficou apaixonada.

Muitos mistérios são revelados, em relação também ao Conde, e principalmente com relação à vida de Amanda e certos fatos de seu passado. A história é leve, sem grandes acontecimentos nem mirabolantes reviravoltas se é exatamente isso que procura, recomendo a leitura.



Outras considerações:

Essa foi a primeira vez que participei do projeto Turma do Livro. Que consiste em ler livros nacionais. O autor da vez disponibiliza o pdf do livro para que os participantes leiam ou se você preferir pode adquirir a versão física e ler também. É estipulados o quanto de páginas se vai ler no decorrer da semana e no dia marcado a organizadora do grupo faz perguntas relacionadas aos capítulos lidos, fazendo assim com que os participantes interagem e também uma forma de compreender melhor o que foi lido já que se tem a necessidade de responder as perguntas feitas.

Como é dividido você pode intercalar com outras leituras, o que não atrapalha seus projetos. E como tem as perguntas você não se perde com a leitura nem esquece o que leu. Eu adorei fazer parte e com certeza vou participar de outros porque foi muito divertida a experiência.

Pra quem ficou interessado em participar, fica de olho no blog da Helena Dias Café com Livros .

Espero que tenham gostado. Um super beijo ;)

18 comentários:

  1. Oi Dani, adorei sua resenha.
    Gostei muito desse livro, uma leitura rápida e dinâmica. Em breve terá resenha dele na no blog também.

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo romances históricos, nunca li um nacional e fiquei curiosa para saber mais sobre essa história. Gostei bastante do projeto de leitura também, se tivesse mais tempo, participaria.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira experiência mais amei. Quero e pretendo participar novamente.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Dany!

    Eu amo romance de época, especialmente aqueles que se passam no Brasil e mostram um pouco como era a nossa terrinha naquele tempo! Eu fiquei com vontade de ler o livro, apesar da capa ser sem gracinha... E bom saber que, mesmo sendo um romance, a história não é melosa! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente é sem graça rsrs
      Caso o leia, vou adora saber sua opinião.
      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas foi uma grata surpresa, principalmente por se passar no Brasil e por não ir pelo caminho de um romance meloso.
    Vou conferir a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leia sim. Alguns elementos são bem interessantes.
      Beijos

      Excluir
  5. Gosto de livros que reforcem histórias assim :)
    Gostei muito da resenha e espero lê-lo em breve *_*


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dany, tudo bem?
    Obrigada pela visita e comentário lá no blog.
    Apesar de ter gostado da sua resenha e ter achado a premissa do livro interessante, acho que no momento não leria.
    Vlw pela dica.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dany,

    Obrigada pela resenha, e fico feliz que tenha gostado.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Tatiane por ter disponibilizado o livro. Fiquei muito feliz pelo projeto, por essa iniciativa de ler mais autores nacionais e por você ter participado e ter dado a chance de conhecer sua obra.
      Beijos

      Excluir
  8. Oiii Dany!
    Adorei sua resenha. Foi o primeiro romance de época que eu li e adorei. Foi a segunda vez que participei da Turma do Livro, vamos ver como será o próximo ;).
    Beijos

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei participar, com certeza irei participar de mais.
      Assim como espero que o próximo seja tão bom quanto esse foi.
      Beijos.

      Excluir
  9. Dany, adorei a resenha. Ficou muito bem feitinha!! Parabéns!!
    E obrigada por citar a Turma!! =D

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o Obrigada você Helena por ter feito esse projeto. Adorei participar e já quero o próximo.
      Beijos

      Excluir