Resenha: As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos livro Um

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não descon a que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque descon a que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

O inverno está chegando...

Ficha Técnica:
Autor: George R. R. Martin
Título: A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo livro Um
N° de páginas: 592
Editora: LeYa Brasil
Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥ Favorito

Minha Opinião: Pois é, me encontro encarando a tela do computador sem saber ao certo o que dizer sobre o livro. Estou com aquele pensamento de que tudo que eu falar vai ser pouco, ou vou acabar esquecendo de mencionar partes importantes ou simplesmente não acharei palavras que sejam suficientes para descrever o percurso da leitura.

Quando você ler um livro muito bom, simplesmente não consegue encontrar palavras capazes de expressar nem metade das sensações que sentiu ao longo da leitura. Embora eu tenha assistido ao seriado consegui me surpreender e desejar que certos acontecimentos não acontecessem que certas mortes não ocorressem.

Passei a amar certos personagens que antes tinham passado despercebido. Passei a odiar outros que gostava e pude conhecer mais a fundo suas histórias e sentir empatia por ele.

Os Stark continuam sendo minha família favorita. Passei a gostar mais ainda do Jon Snow, do Tyrio Lannister. Daenerys e a figura feminina que mais admiro.



O livro é lindo, esteticamente falando, como também é bem grosso tendo 592 páginas, no começo quando o peguei para ler eu planeja ir lendo ele intercalando com outros livros e fiz isso por um tempo, depois que vi que a história não avançava muito resolvi me dedica apenas a ele. E embora tenha ficado quase um mês lendo-o foi a melhor decisão que tomei.

Em A Guerra dos Tronos As Crônicas de Gelo e Fogo livro Um a história está centrada em duas famílias, sendo que os Stark tem mais destaque. Temos o mapa do Norte onde essa família vive e o mapa do Sul. Além dos Stark conhecemos um pouco dos Lannister e dos Targaryen – que tem apenas dois membros devido ao restante da família ter sido todo dizimado.

Até então os reinos viviam em paz e harmonia, mas isso muda drasticamente e dá-se inicio a uma luta por honra, poder e força.

Apesar de conter mais informação que o seriado, eu gosto de ambos por causa de suas peculiaridades. E ao que tudo indica a parti de agora da 6° temporada o seriado vai tomar rumos diferentes dos livros.
No livro temos mais informações, mais detalhes sobre a vida dos personagens. Por exemplo, a idade deles, no livro eles são bem mais novos do que são representados no seriado, o que de certa forma é bom, porque o absurdo que alguns passam não é fácil. Tem bastante morte, e não só por isso que o livro e bom, mais pelo poder que ele tem de mostrar tudo de forma muito realista, sem medi palavras, gestos e ações.

Como devem saber, na história contém muitos personagens, resolvi então lista alguns.

Personagens que gostei:

*Bran Stark – embora pequeno e tendo uma tragédia em sua vida, creio que ele terá muita coisa a acrescentar a história.
*Jon Snow – bastado e filho de Ned Stark. É sem sombras de dúvidas um dos meus personagens favoritos.
*Daenerys Targaryen – das figuras femininas na história ela é a que eu mais gosto. E por isso tenho receio, vai que ela morre o-O. Não desejo isso, pelo menos até ela ter ficado bem velha.
*Khal Drogo – Marido de Deanerys, embora ele aparente ser bruto, coisa que ele realmente é, acho que não tem como não gostar dele.
*Tyrion Lannister – Embora não venha de uma boa família, além de ser um anão ele se supera pela sua inteligência – coisa que não consegui notar no seriado embora todo mundo enfatizasse isso.
*Sansa Stark – não gostava dela baseado no seriado, ela era fútil, boba e sonhadora, porém no livro ela se mostra mais intensa. Creio que ela vá crescer no decorrer da história e espero que ela surpreenda.
*Cão de Caça – eu já gostava dele no seriado, aqui então depois de saber mais detalhes passei a gostar ainda mais.
*Samwell Tarly ou Sam – é um dos melhores amigos de Jon. Bem inteligente.


Personagens que não gostei:

*Catelyn Stark – mulher de Ned, eu compreendo o porquê dela não gosta do Jon, mesmo assim não consegui enxerga nela algo que fizesse com que tivesse empatia por ela. Diferente do seriado do qual gostei desse personagem.
*Arya Stark – filha de Ned e Catelyn, a menina é bem diferente das demais. Enquanto a irmã só pensa em festas e vestidos bonitos se casar com um rei, Arya só pensa em lutar. Não consegui gostar dele no livro, diferente do seriado, embora nessa última temporada não tenha tido uma boa participação. Mas ela me irritou pelo fato de ser extremamente egoísta. Enfim, não gostei dela.


Sem sombras de dúvidas fui uma das melhores leituras que fiz esse ano (2015), se tornou favorito e não vejo a hora dá continuidade à leitura do segundo livro. Assim como espero que a história continue surpreendendo cada vez mais.

Procurei falar mais sobre meus sentimentos com relação a leitura do que a história em si do livro, até porque quase todo mundo deve mais ou menos saber sobre a história.

Espero que tenham gostado, um super beijo ;)


14 comentários:

  1. Amei a resenha, apesar do livro ser bem conhecido nunca pensei em ler-lo.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei pelo seriado e confesso que tinha preguiça em ler os livros por ser muito grandes, porém depois que passei desse primeiro, não quero mais parar.
      Beijos ;)

      Excluir
  2. Oi, Dany!
    Deixa eu te falar um negócio... eu sou VICIADA nas Crônicas de Gelo e Fogo. Mas muito aficionada! Estou angustiada esperando pelo livro Os Ventos do Inverno, parece que não vai sair nunca...
    Jà pensei várias vezes em fazer resenhas das Crônicas mas deve ser muito desafiador, né? Os livros são tão detalhados, tantos personagens e arcos diferentes que com certeza ia me perder no caminho.
    Você conseguiu fazer uma resenha sucinta, sem ficar prolixa e dar spoilers. Muito boa.
    Beijão.
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já era fã do seriado, mas agora fiquei viciada nos livros, quero e pretendo ler todos. Exitei em fazer essa resenha porque o livro tem muita informação mesmo assim queria mostrar o quanto gostei, apesar de não ter sido muito fácil fazer isso.
      Espero o quanto antes da continuidade a leitura dos demais livros.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Dany!
    Interessante saber mais sobre o livro. Obrigado por compartilhar sua visão.
    Eu adoro a Arya na série. Espero que quando eu ler, também goste dela no livro. Ela é uma das minhas favoritas.
    Abraços
    Ben Oliveira http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto dela na série, no livro não consegui gostar.
      Beijos.

      Excluir
  4. Ainda não li nada do autor, mas quero muito. Diversas pessoas, assim como você, também ficam sem palavras para expressar o sentimento após ler esse livro. Quero muito conhecer As crônicas de gelo e fogo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sensacional. Só posso dizer isso.
      Mas recomendo também o seriado, é ótimo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Dany!
    Eu estou lendo A Fúria dos Reis e a Arya consegue ser um porre maior do que em A Guerra dos Tronos.
    Ao contrário de você, eu gosto da Catelyn Stark e não suporto a Daenerys.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Não imaginei que ela seria tão chata e se ficar pior então, vixi.
      Eu amo demais a Daenerys, uma pena você não gostar dela :(
      Beijos.

      Excluir
  6. Estou louca para ler esse livro. Vou terminar de ler alguns que tenho na frete e, logo, vou comprar esse. Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  7. É um muito bom resenha. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Jogo dos Tronos, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha única preocupação é se o escritor vier a morrer antes de terminar de escreve os livros. Ficaria bastante frustrada se isso acontecesse porque é uma das histórias mais incríveis que já li.
      Volta logo a vê o seriado. Está muito bom, apesar dos spoilers você ainda vai se surpreender.
      Beijos

      Excluir