Resenha: O Símbolo Perdido

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Símbolo Perdido
Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. 
Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. 
Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. 
O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.
Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos.


Ficha Técnica:
Autor: Dan Brown
Título: O Símbolo Perdido
N° de páginas:  496
Editora: Sextante
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥

Minha opinião: Já tinha tentado ler esse livro antes e não conseguir ir pra frente porque achei muito chato. Mas resolvi dar uma nova chance porque meu irmão gosta muito dos livros do Dan Brown e leu e queria conversar com sobre ele com alguém. Demorei mais do que imaginava porque O Símbolo Perdido é escrito de uma forma diferente dos demais livros dele, aqui não se tem muita ação do começo ao fim – embora tenha – porém, a história em si tomar o destaque principal.

Robert Longdon, nosso protagonista foi convidado de última hora para dar uma palestra no Capitólio nos Estados Unidos. Quando chegou lá descobriu que não ia ter palestra nenhuma, na verdade ele foi levado até lá com a finalidade de fazer outra coisa. Seu amigo Peter Solomon desapareceu, Longdon achava que tinha sido ele quem o levou até lá, mas não foi nada disso que aconteceu. Sua missão agora é descobrir onde esse amigo está, pois ele está em perigo nas mãos de Mal’akh. Ele quer que Longdon descubra um grande segredo oculto há muito tempo pelos maçons.

Vendo que essa é sua única forma de salvar o amigo, mesmo a contra gosto e cético no sentido de não acreditar que exista esse segredo de fato, Longdon parte atrás de pistas que possam lhe auxiliar a descobrir esse segredo e salvar o amigo. Pra piorar ainda mais a situação, a CIA está envolvida também a agente que está no comando é a Sato. Á princípio não se sabe por que esse assunto interessa tanta essa autoridade máxima, coisa que só será revelada lá pro final.

Longdon conta a ajuda de Katherine irmã de Solomon. Os dois tem que lutar contra o tempo a fim de descobrir o que Mal’akh tanto quer. Temos aqui a história sobre os Maçons, ciência noética, grandes obras de artes dentre outros assuntos.

Como enfatizei antes, o livro se tornou em certos pontos arrastado devido a essa carga de história envolvida. Parecia que eu lia, lia e não saia do lugar, e olha que essa história se passou em apenas uma noite. A respeito do símbolo perdido confesso que o interesse não foi tão grande em saber qual era esse segredo porque de fato achei que não ia ser revelado. Devido ao fato de que é um segredo muito bem guardado e isso vem de séculos atrás.

Teve sim um fator interessantíssimo em relação a uma coisa que aconteceu com Robert Longdon, como também a história de Mal’akh que foi bastante surpreendente. Sobre o símbolo, sim foi revelado. No começo fiquei meio decepcionada porque achei que não foi àquela grande revelação que eu esperava, mas depois que concluir a leitura e pensei sobre tudo, notei que não tinha como ter sido outra coisa se não aquela. Não posso falar o que o símbolo perdido é, mas me abriu a mete a respeito de várias outras indagações, me fez refletir sobre outros assuntos que na maioria das vezes procuro não analisar.

Apesar de tudo, não foi uma leitura ruim. Por isso quem ficou interessado em lê-lo, dar uma chance. Não é um dos melhores livros desse escritor, isso foi o que achei, mas você pode pensar de uma forma totalmente diferente. Só lendo para descobrir ;)

P.S. Só queria destacar uma pequena coisa, o autor não sei se de uma forma irônica ou proporcional dá uma certas alfinetas em alguns assuntos. Neste livro por exemplo ele crítica o fato de que tem pessoas que acham que o Google e tido como fonte de pesquisa - concordo com ele nesse ponto. Outra coisa é que ele quando fala sobre determinado assunto as vezes cita um livro tal é diz que pra esse tipo de pesquisa é primordial que se leia. São coisas pequenas, mas que pelo menos em si tratando a minha leitura, não foram importantes ter colocado, foi desnecessário porque não contribuiriam em nada em relação a história. Explicando melhor, o autor colocou pequenas indiretas que não fariam diferença se fossem retiradas da história, como também não contribuiu em nada pra história.

Espero que tenham gostado. Um super beijo.

8 comentários:

  1. Oie, gostei da sua sinceridade e de sua resenha, eu confesso que comprei O Código da Vinci mas ainda não comecei a lê-lo tenho certo receio, mas tenho que me aventurar, rs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o Código da Vinci aqui tbm, porém ainda não li só assisti ao filme. Pelo menos por enquanto não pretendo ler, até porque li dois livros na sequência e quero me desligar um pouco.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany!
    Eu adoro os livros do Dan Brown, que pena que esse não funcionou tão bem pra você.
    Meu preferido dele foi Inferno, achei viciante! Você já leu?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sim Sora, logo falarei sobre ele aqui li assim que terminei esse, mas me preferido ainda continua sendo Anjos e Demônios.
      Beijos.

      Excluir
  3. sempre tive vontade de ler esse livro.
    Adorei a sua resenha!

    bjus
    http://tutiaah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi...

    Nunca li nada do autor, todo mundo fala maravilhas. eu tenho vontade de ler, pretendo ler algo dele ainda esse ano. Gostei da sua resenha, sentir que você foi bem sincera.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ;)
      Recomendo o que eu mais gosto que é Anjos e Demônios.
      Espero que goste da escrita e das histórias.
      Beijos.

      Excluir