Resenha: Clér

terça-feira, 15 de março de 2016

Clér
 Sinopse: A decisão de sair da casa dos seus pais e ir morar com a sua tia em outra cidade foi necessária para Rodrigo. O jovem não suportava mais conviver com os problemas alcoólicos de seu pai e ser feliz era algo que não podia mais ser adiado. Se assumir homossexual não era uma das escolhas mais fáceis, já que seu pai sempre dizia que jamais teria um filho gay. Além das novas amizades e do primeiro emprego, Rodrigo irá sentir pela primeira vez o tão falado “amor à primeira vista” ao conhecer o jovem Clér. Mas nem tudo é o que parece e Rodrigo vai aprender que o preconceito pode existir em qualquer lugar e que, por esse motivo, às vezes precisamos guardar alguns segredos.

Com uma escrita leve, o autor nos mostra de maneira direta uma realidade vivida por muitos. Uma história para rir e chorar. Impossível parar de ler.

Ficha Técnica:
Autor: Pablo Madeira
Título: Clér
Editora: Deuses
Avaliação Final:  3/5   ♥♥♥
Lido em PDF

Minha Opinião: Apesar de ser um livro curtinho, trás um tema e proposta grande. Não chega a ser desafiador, nem por isso ele não vai mexer com você.

Nosso protagonista Rodrigo está de mudança para Imenso Lar para ir morar com a tia, já que a situação em casa não é boa. O pai além de ser alcoólatra, bate na mãe. Não bastando apenas lidar com isso, Rodrigo é gay e seu pai sendo homofóbico não o aceita. Com o intuito de ter uma expectativa de vida melhor e se sentir livre, a sua única opção é ir para outro lugar, ganhar sua independência e viver sem receio de demostrar quem realmente é.

Em Imenso Lar Rodrigo faz amigos – tendo em vista que antes não tinha nenhum. É também lá que encontra e se apaixona por Clér. Não pense que pelo fato de Rodrigo está em outo lugar que os problemas, preconceitos e fofocas acabaram. Pelo contrário, ele mais do que nunca precisa enfrentar novos desafios e experiências.

Se apaixonar e se envolver com alguém não é tão simples, e em se tratando de alguém que até o momento só tinha se relacionado com o sexo oposto então, deixa os sentimentos conflitantes. Clér se enquadra aqui, porém isso muda ao conhecer Rodrigo e os dois acabam se envolvendo. Preciso ressaltar que achei que foi rápido demais esse envolvimento, tornando-o muito discreto e secreto no começo, embora Rodrigo tenha deixado claro que não queria se esconder e que não aceitaria um relacionamento às escondidas. Ele tinha se aceitado e não iria ter esse tipo de envolvimento, não foi por isso que ele enfrentou tudo. Ponto para Rodrigo que impôs sua vontade e não se propôs a se submeter a um relacionamento as escondidas.

Senti falta de um pouco de drama com relação ao Rodrigo. Fazer o quê? Gosto de um personagem que sofre intensamente. Porém apesar dele ter seus momentos tristes, ele no geral é bem controlado.

Alguns pontos que me desagradaram:

– a “mania” e quase obsessão de Rodrigo em querer marcas as horas e os dias.
– não consegui sentir empatia pelo Rodrigo. Embora a história seja contada em primeira pessoa do ponto de vista dele, não consegui me ligar aos seus sentimentos.
– a tia dele apesar de discreta, não se tornou uma figura essencial. Nem a mãe, que era o que eu mais torcia para que acontecesse.
– o relacionamento entre Rodrigo e Clér não me agradou. Juro que quando comecei a ler pensava em outra pessoa para que esse envolvimento amoroso se desse. Não consegui captar todo o amor que surgiu entre eles, apenas com relação ao de Rodrigo em algumas partes. Isso deve ter se dado pela pouca presença que Clér teve quando de fato ambos se envolveram. É claro que teve um momento romântico e tal, eles se encontravam, mas senti falta de um diálogo mais profundo entre ambos, de uma maior aproximação, de uma momento que deixasse a gente com aquela carinha de quem estava se derretendo.

Fora que senti sim dúvidas em relação aos sentimentos de Clér, que só veio ter uma participação fundamental no final, sendo que esse último capítulo foi sobre o ponto de vista dele, ou seja, teria sido ainda mais interessante se isso tivesse ocorrido mais vezes.

O final não foi previsível nem impactante, levando em conta que em momento nenhum surgiu à tensão de que ia se desencadear ao que ocorreu. Mais foi forte, até porque se aproxima de nossa realidade. Não sei bem o que eu esperava devido a uma revelação que mudou todos os rumos da história, mas não imaginei nem por um momento que terminaria daquela forma.

No geral é um bom livro. É curtinho, é de autor nacional além de ter uma escrita leve e capítulos curtos também. Provavelmente dar de ler em apenas um dia.

Este foi mais um livro que li da Turma do Livro, o projeto que falei na resenha do primeiro livro que li de lá. Para saber mais sobre o projeto fica de olho lá no blog Café com Livros e quem sabe participar do próximo.

Adicione o Pablo Madeira e seu livro nas redes sociais:
*Adicione o livro no Skoob.
*Página do escritor no Skoob
*Canal no YouTube
*Instagram: pablomadeira_
*Twitter: @PabloMadeira_
*Página do Facebook

Espero que tenham gostado.
Um beijo ;)


6 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser bom mas que pena que não te agradou!
    Não conhecia, mas vou dar uma procurada nele por aqui.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e que gostei. Achei a capa super fofa.
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigado pela resenha e pelas palavras sinceras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por você ter participado do projeto. Foi bom conhecer sua obra, desejo sucesso que venha mais livros pela frente.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Confesso que não conhecia a obra.
    Pela sua resenha percebi que o enredo é bastante interessante.
    Gostei, tá anotado aqui para as próximas leituras.
    Achei a capa linda.

    Beijos.

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir