Resenha: Fabulário Geral do Delírio Cotidiano

quarta-feira, 29 de junho de 2016


 Sinopse: Este livro é o segundo volume da obra "Ereções, Ejaculações e Exibicionismos", de Charles Bukowski (1920-1994). Depois de "Crônica de um Amor Louco", o velho Buk descreve, nestes mais de trinta contos fortemente autobiográficos, suas desventuras, traumas, amores fracassados e prisões inesperadas. Eis toda a excitação frenética do escritor nascido na Alemanha e emigrado para os Estados Unidos que imortalizou o mundo marginal de Los Angeles, sua cidade de adoção. O olhar estrangeiro-nativo de Bukowski esmiúça o lado negro do sonho americano – e revela o anti-sonho –, um mundo de marginais, viciados, bêbados e prostitutas, dos quais só não se pode dizer que estão na sarjeta porque sempre decaem um pouco mais. São pessoas tal qual na vida real, retratadas de forma triste, divertida, escatológica e universal, em toda sua vulgaridade e realidade. Eis todo o gênio narrativo de Charles Bukowski, que, como John Fante, representa o último grito da geração beat e cujo humor cáustico foi comparado ao de Henry Miller, Louis-Ferdinand Céline e Ernest Hemingway.


Ficha Técnica:
Autor: Charles Bukowski
Título: Fabulário Geral do Delírio Cotidiano – Parte II
Editora: L&PM Pocket
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥

Minha Opinião: Bukowski é mais um daqueles escritores que eu só lia frases soltas dele pela internet, sem ainda ler nenhum livro seu. Mas a vontade era grande, e apesar de não ter começado com um de seus livros de poema, a experiência foi muito boa, e já adianto que quero mais.

Fabulário Geral do Delírio Cotidiano – Parte II é um livro de contos autobiográficos, onde ele conta sobre sua vida, sua filha, o processo de escrita de seus livros, a relação com as mulheres, seu vicio com a bebida e por aí vai.

Conhecemos um pouco dos autores que lia, inclusive fiquei tentada a pesquisar sobre alguns citados, além de saber como ela passava seus dias. Isso só fez com que a vontade de ler seus poemas aumentasse, já conheço um pouco sobre sua degradante vida e quero poder conhecer sua essência em seus poemas.

Não é o tipo de livro que indico pra quem quer começar a ler ele, até porque creio que os livros de poesias serão mais bem aceitos. Sua vida não é bonita, e o excesso de palavrões não irá agradar a todos.

Se amou de verdade um mulher na vida não sei, mas amou incondicionalmente a filha. Seus envolvimentos amorosos embora poucos retratados não eram bons, as mulheres com quem se envolvia eram quase no seu feitiou.

Não gostei de todos os contos, os que tratavam sobre corridas de cavalos – seu vicio em jogo – não me agradaram. Assim como me senti perdida em alguns contos, não sei se ele falava sobre os amigos ou sobre outros escritores, enfim, de um modo geral foi uma boa experiência. 

Mesmo assim, retorna a enfatizar que poderia ter começado com seus livros de poemas mesmo. Creio que este seja mais voltado pra quem já o conhece e ler seus livros. Mas de um modo geral gostei, ter começa com este me possibilitou conhecer de fato sua vida, e mesmo não sendo bela, é real e crua. Nada de fantasioso ou elaborado, e com isso pude me senti mais perto dele por ter a comprovação de que ele é gente como a gente apesar de tudo.


Espero que tenham gostado.
Um beijo ;)

8 comentários:

  1. Não gosto muito de livros de contos, mas gostei da resenha! Parece ser uma leitura interessante ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* Eu gosto de diversificar pra não ficar só lendo sempre o mesmo estilo.
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li nada do Bukowski e nem sei se tenho vontade hahahha
    Só sei que amei sua unha hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  3. Gosto tanto dele.Acho fabuloso a maneira como ele encara a realidade e consegue transpassar suas emoções para o papel de maneira tão dura né?Tão ríspida.

    Gostei muito da resenha :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Caral, gostei da sinceridade dele. Do modo cru e poético de falar de coisas cotidianas. Não vejo a hora de ler um livro de seus poemas.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Dany!
    Eu também já li várias frases desse autor por aí, mas nunca li um livro dele.
    Esse infelizmente não me atraiu, vou procurar os poemas que você comentou.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler os de poemas. Não foi uma boa escolha começar por esse, mas ainda bem que gostei.
      Beijos

      Excluir