Resenha: O Tigre na Sombra

segunda-feira, 20 de junho de 2016


 Sinopse: Neste O tigre na sombra, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais que, de uma forma ou de outra, atingem todos nós. Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio e teria sido antes uma sereia, trazida a terra pelo amor do avô marinheiro, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revólver debaixo do travesseiro. A filha preferida, Dália, que mergulha em desespero; o tigre que, na sombra de um pequeno bosque inexistente, espreita tudo, ou os afogados da casa da praia chamada Casa do Mar, que à noite vêm para a beira das águas e falam com a personagem principal, Dôda.

Dôda é uma menina diferente. Nasceu com uma perna mais curta, mas, embora deficiente, é a dona de todos os mistérios: trilha caminhos que os outros não alcançam, como o mundo dentro dos espelhos — que, segundo ela, têm vida própria e nos observam. Dôda registra a trama de todos, fala por todos, por todos sente e sofre. Brinca com a criança imaginária de uma mulher sem filhos e é acompanhada, em sua dança por esse mundo onírico, pelos passos de veludo de um dócil tigre de olhos azuis. E dialoga com seu alter ego, ou sua gêmea dentro dos espelhos, Dolores, que em muitos aspectos é como ela gostaria de ser.

O mundo do espelho é lugar da liberdade e da poesia. O avesso real é decepção, tragédia, ruptura, caminho inevitável na busca de identidade de Dôda, a menina que se faz mulher.

O romance todo é surpreendente, mas o final deste surpreende ainda mais. E ficamos, como sempre, encantados e enredados nessa ficção que a cada livro mais se aperfeiçoa e seduz.


Ficha Técnica:
Autor: Lya Luft
Título: O tigre na sombra
N° de páginas: 128
Editora: Record
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥


Minha Opinião: Já estava com receio de acabar não gostando do livro quantos estava ainda lendo as primeiras páginas. Ainda bem que a mudou e acabei gostando e me surpreendendo com a história.
Dôda é nossa protagonista, ela e a outra dela que mora no espelho o qual recebe e é chamado de Dolores – nome da menina, Dôda é apelido. Ela nasceu com um pequeno defeito, tem uma perna menor do que a outra, e esse pequeno fato foi o martírio de sua mãe que queria e desejava filhas perfeitas. Dália então recebeu toda atenção e carinho da mãe, todas as projeções e sonhos foram colocados nela.

Apesar de todas as coisas pelas quais Dôda passa, ela não se torna uma pessoa amargurada, pelo contrário, e creio que o fato dela ter nascido com uma perna menor do que a outra foi um fator essencial. O quanto ela aprendeu, superou, amou e amadureceu desde pequena, suas angustias e dores.

Os avós são um fator de destaque na vida de Dôda, achei lindo o contado e a ligação que ele teve com a avó.

Não queria contar muito sobre a história porque o surpreendente é ir descobrindo as coisas aos poucos. Achei fantástica a forma como a Lya Luft escreve, quero muito ler mais livros dela com certeza.

O livro é divido em três partes, começando com a Dolores pequena, virando adolescente e depois adulta. Temos poemas, a morte é abordada de uma forma simples e real, além de todos os outros acontecimentos que passaram pela vida de Dôda.



O livro é de uma escrita madura, me senti ligada a história, conseguiu capitar o lirismo. É gostoso de ler, embora o tom triste esteja presente, mas não é aquele tipo de livro que te faz chorar, ele deixa uma sensação boa apesar de tudo.

Como não quero me estender e nem contar muito mais sobre a história, até porque como tinha mencionado o interessante é ir descobrindo a história aos poucos é ir se surpreendendo. Porém, deixarei um pequeno trecho aqui e caso você goste, leria, até porque vale muito a pena conferir:



Eu observo e registro.
Eu falo e escrevo.
Eu sangro.
Sangro esta narrativa como se me escorresse dos pulsos abertos.
Quando estavam de bom humor os deuses abriram as mãos e despejaram sobre a terra os oceanos com seus segredos, os compôs onde corre o vento, as árvores com mil vozes, as manadas, as revoadas – e, para atrapalhar tudo, as pessoas.
Mas onde está todo mundo? Buscando se anestesiar ou obter respostas, atrelados às mesmas incansáveis perguntas, como, quando, quanto, por quê, por que eu?
Eu, a menina da perna curta, falava com amenina do espelho e criava um filhote de tigre no fundo do quintal.
Quando lançaram a minha sorte os deuses estavam sombrios.
E assim começa esta complicada história.
Pág. 14


Eu não achei a história complicada, porém os sentimentos foram. Os sentimentos de todos os personagens, principalmente de Dolores é que são complicados.

Recomendo muito. A Lya Luft foi mais uma descoberta, este foi o primeiro livro dela que leio e quero ler mais.


Espero que tenham gostado. Um beijo.

16 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro parece ser incrivel, não conheço muitas historias de superações parecidas com essa. Creio que vou gostar bastante da Dodô, por ela lidar com sua deficiência de um modo diferente. Não conhecia a historia mas já vou procurar mais sobre!
    Beijoos
    http://leitoraemsagas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste, mas de uma forma poética.
      Toda a superação e um aprendizado pra gente também. Por isso recomendo sim, leia pois creio que irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Dany!
    Não conhecia esse livro da Lya, mas acho que vou curtir muito, principalmente por essa história de alter ego
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda, além de passar uma grande lição.
      Recomendadíssimo.
      Beijos

      Excluir
  3. Ainda não li nenhum livro da Lya Luft, mas já vi algumas pessoas falando bem deles. Pela sua resenha, o livro parece ser bem interessante.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo! Foi o primeiro que li dela, mas achei incrível. Pretendo ler mais.
      Beijos

      Excluir
  4. Nunca li nenhum livro da Lya, acredita? Não me senti muito atraída por esse livro, mas como você disse que se surpreendeu, talvez eu também possa me surpreender com ele ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a minha primeira experiência com essa autora e me surpreendeu.
      Eu também não achava que iria gostar, mas me enganei. Por isso recomendo, pode ser que você acabe gostando.
      Beijos

      Excluir
  5. Acho que ler esse tipo de livro é tipo decifrar Clarice Lispector,né?Sei lá.É bem díficil, mas quando conseguimos captar a essência, tudo fica mais bonito não é mesmo?

    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto Carol, Clarice é mais misteriosa e bem mais enigmatística. A Lya é bem mais sucinta e clara, mas mesmo assim não deixa de ser uma baita leitura.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dany!
    Conheço a autora de nome mas nunca li um livro dela. Fiquei interessada nesse livro, parece ser muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leia, ou outro dela. Fiquei querendo ler mais livros dela.
      Beijos

      Excluir
  7. Nunca li nenhum livro da Lya, mas pela sinopse e pela resenha eu acho que eu ia gostar de ler. E que bom que não foi uma leitura complicada, acho que deve mesmo é ser uma leitura bem intensa. Fiquei querendo ler também xD

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o leia, e que goste.
      Foi uma litura sensacional.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li um livro da Lya, mas pretendo ler algo em breve. Esse eu não conhecia, mas chamou a minha atenção. A história parece muito bonita e com uma bela lição. Gosto de livros assim :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Espero que goste, pretendo ler mais livros dela.
      Beijos

      Excluir