Resenha: A Lista Negra

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Lista Negra
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Ficha Técnica:
Autor: Jennifer Brown
Título: A Lista Negra
Editora: Gutenberg
Avaliação Final: 3/5   ♥♥♥
*Lido em Pdf

Minha Opinião: Li o livro em conjunto com um amigo, já é o terceiro que lemos juntos e o bom disso é que debatemos bastante. Não gostei muito do livro como imaginava.  Mas de todo ele não e ruim, vou pontar os pontos negativos e positivos que tive com a leitura.

A história tinha tudo pra ter sido muito bem desenvolvida. Tudo começa com Valerie nós contando sobre o atentado que teve em sua escola. Seu então namorado atirou em vários colegas de escola. Tudo isso se desencadeou por conta de uma Lista Negra que ambos fazia, na lista continha o nome de vários alunos que eles não gostavam, seja por sofrerem bullying por parte deles, seja por ficarem rindo do bullying que os amigos faziam com Valerie e com Nick.


Valerie e Nick tinham um relacionamento um tanto quanto estranho, me pareceu que eles não se conheciam a fundo. Parecia que o namoro era forte, que os uniam mas de fato Valerie não conhecia nem metade de Nick


Após o atentado ela passa por consultas com um psicologo. Depoimentos com a policia, além de os pais terem medo dela querer se matar. Como também a policia tinha que descobrir se ela participou de fato do atentado, se ela tinha ou não culpa.


Muitos alunos morreram, um professor, alguns ficaram com sequelas e ferimentos de bala inclusive Val, que em um ato heroico se colocou na frente de mais uma que seria vitima e por conta disso acabou levando um tiro na perna. Inclusive essa pessoa em questão que ela salva acaba se tornando sua "amiga". Seus poucos amigos acabam se afastando de vez dela porque acham que ela tem sua parcela de culpa. O que também acho, não diretamente mas indiretamente ela foi um dos motivos mais forte para o que ocorreu.


Nick acaba se matando depois, e a cena do tiroteio ficou bem escrita, pude senti a tensão.


A única pessoa que realmente fala na cara de Val o que realmente sente por ela é o pai, o resto fica passando a mão em sua cabeça. Ela se mostrou em vários momento ingênua e vítima, na volta a escola teve apenas um único momento de rejeição, achei a aceitação da volta dela muito normal.


E os jornais? Um atentado desse sempre é bem divulgado quando ocorrer na vida real, mas na história não só apareceu apenas um jornal, e de resto tudo voltou ao normal rápido demais. Essa aceitação foi o que me deixou mais frustrada.


Depois de uma atentado desse as pessoas ficam com sequelas, mesmo que não seja na forma física. Teve mães e pais que perderam filhos, amigos que perderam amigos, e por ai vai. Tinha que no minimo causar um certo desconforto em ter a Val ali viva ao lado deles.

É logico que senti pena por ela, me senti mal com as cenas de bullying que ela sofreu. Sofri com ela por sofrer por algo que ela era. Mesmo assim, não consegui gostar dela, não consegui torce para que a vida dela voltasse ao normal e ela pudesse ter um final "feliz".


Enfim, não gostei tanto do livro como esperava. Mas meu amigo gostou bastante. Por isso deixou aqui a dica, se você já tinha vontade de ler, leia. Pode ser que você goste bastante.


Um beijo ;)

10 comentários:

  1. Oi, Danny! Que pena que não gostou. Eu li esse livro há algum tempo e gostei bastante. Quando a gente não curte a protagonista é difícil mesmo a história agradar.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve lá suas partes bacanas, e o começo me pegou de jeito. Mesmo assim, não consegu gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Pena que foi mais rapido que o sperado T.T
    eu morria de vontade de ler, mas foi um tempinho atras, acabei deixando pra la mas se tiver uma boa promoção acho que eu pego sim HHEHEHEHEHE

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega \o pode ser que você goste. E eu particularmente gosto de ler livros depois que a onda de todo mundo lendo passa.
      Beijos

      Excluir
  3. Tô contigo nessa! Eu também não gostei muito do livro. Tinha muita expectativa e no final a personagem se mostrou ingênua e achei quase traição com o namorado ela ter feito amizade justamente com a menina que praticava bullying com ela.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse conjunto todo me deixou frustrada. Foi uma forçação de barra, fora que todo mundo agiu naturalmente depois. Não deu.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Dany!

    Que bacana ler com um amigo! É sempre mais divertido ler assim né? Não sei se leria no momento, mas tem uma temática interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por causa da temática que quis ler, mas não conseguiu superar minhas expectativas.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Dany,
    Esse é um livro que ainda não me decidi se leio ou não, pois não faz tanto o tipo de leitura, porem, vejo bastante elogios sobre ele. Que pena que não te agradou tanto.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi muitos elogios, porém não achei tudoooo aquilo que o povo falava.
      Mas pode ser que você acabe gostando.
      Beijos

      Excluir