Resenha: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres #Millennium 1

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.


Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.



Ficha Técnica:
Autor: Stieg Larsson
Título: Os Homens que não Amavam as Mulheres
N° de páginas: 522
Editora: Companhia das Letras
Avaliação Final: 5/5   ♥♥♥♥♥ FAVORITO

Minha Opinião: Antes de escrever sobre esse livro, preciso me conter.  Se acabar me excedendo em alguma parte, de antemão peço desculpas, pelo fato da leitura ter sido tão surpreendente e envolvente tenho o receio de falar demais ou acabar falando de menos. De qualquer forma, já ressalto o quanto gostei do livro e pretendo ler os demais – pelo menos os outros dois escritos por Larsson. Dito isto, espero poder falar de forma clara sobre a história.

O jornalista Mikael Blomkvist acaba de sair perdendo em uma disputa no tribunal contra o financista Wennerstrom devido a uma matéria que Mikael publicou e do qual não tem como provar que são verdadeiras as acusações. Diante disso, ele acaba por decidir se afasta da revista Millennium por um tempo até essa história ser esquecida. Henrik Vanger vê ai uma oportunidade de contratar os serviços de Mikael Blomkvist para descobrir um mistério que o assola há anos. Henrik propõe a Mikael que ele descubra o que de fato aconteceu a sua sobrinha Harriet Vanger há quase quarenta anos atrás, ele crê que o assassino continua vivo e pode ser alguém de sua família pelo foto de que em todo aniversário ele recebe uma flor emoldurada. Isso era um dos presentes de Harriet lhe deu antes de desaparecer.

Até a página 40 mais ou menos estava achando uma chatice, já começava a me perguntar por que tinha lido tantos comentários positivos se a história estava arrastada e nada de realmente interessante tinha acontecido até ali. Porém, és que surge Lisbeth Salander e tudo mudou. Deparei-me com uma das personagens mais sensacionais que já li, com estilo, jeito e personalidade tão intrigante que me fizeram querer pular as partes em que ela não aparecia só pra chegar logo nas que ela estava.

Enquanto Mikael tentava desvendar seu mistério cético de não acharia nada de novo respeito Harriet além dos fatos já encontrados, Lisbeth lhe dava com seus próprios problemas. Sabemos tão pouco da vida dela e esse poucos fatos são tão interessantes que não tive como não desejar saber mais informações. Informações essas que me recuso a falar, por menos que seja porque se você desejar ler – e espero que o faça – se depare com fatos que não imaginava.

Ela sendo uma hacker e Mikael se aprofundando mais ainda nas suas investigações acaba precisando de uma ajuda e adivinha que irá trabalhar com ele? Sim ela mesma, Lisbeth. Apesar de ser antissocial, fechada e rude ao responder as pessoas, ela e Mikael se deram muito bem. E a parti dessa parceria é que os mistérios começam a ser desvendados.

Fiquei tão envolvida com a história que li o livro muito rápido e embora quisesse saber logo o desfecho de tudo também não queria que o livro acabasse tão rápido. O que foi difícil de fazer, porque à medida que de fato a história pegou o ritmo já consegui parar até chegar o fim.

Tenho que ressaltar que teve muita informação a respeito da economia da Suécia, da família Vanger e por várias vezes achei a leitura arrastada, o que me desanimava em certas partes e depois retornava a ficar interessante. Foram altos e baixos, momentos de estrema ação e de monotonia.

O final foi inusitado, embora já tivesse pegado spoiler mesmo assim não deixou a desejar levando em conta que tinha um algo muito maior por trás.


Sobre os Filmes:
Temos ai pra serem assistidas, apreciadas duas adaptações cinematografias, uma feita em 2009 que é a versão sueca e outro feito em 2011 que é a versão americana. Vou falar um pouco sobre cada uma e o que achei de ambas, como também inevitavelmente farei uma comparação com o livro.


Millennuim I - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Sinopse: Harriet Vanger desapareceu 36 anos atrás sem deixar pistas na ilha de Hedeby, um local que é quase propriedade exclusiva da poderosa família Vanger. Apesar da longa investigação policial a jovem de 16 anos nunca foi encontrada. Mesmo depois de tanto tempo seu tio decide continuar as buscas, contratando o jornalista investigativo da revista Millennium, Mikael Blomkvist, que não está em um bom momento de sua vida, enfrenta um processo por calúnia e difamação. Mas, quando o jornalista se junta a Lisbeth Salander, uma investigadora particular nada usual, incontrolável e anti-social, a investigação avança muito além do que todos poderiam imaginar.

Minha avaliação:


 

Minha Opinião: Pra começo, não gostei muito da atriz que escolherem para fazer a Lisbet, não foi beeeem aquilo que eu imaginava, no geral – tanto em atitude quanto e fisionomia.

Porém, o final até que é bem fiel ao livro, mas deixa de fora um dos assuntos que de certa forma é importante. Pelo menos deveriam ter colocado mesmo que de uma forma rápida e bem resumida.

O final até que foi “parecido” com o livro, mesmo assim não consegui gostar tanto quanto imaginava.


*********



Millennuim: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - 2011

Sinopse: O difamado jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) aceita o convite para investigar um assassinato de 40 anos atrás não solucionado, a pedido do tio da vítima, o industrial sueco Henrik Vanger (Christopher Plummer). Enquanto isso, a hacker tatuada Lisbeth Salander (Rooney Mara) é contratada para investigar Blomkvist e descobre a verdade por trás da conspiração que levou o jornalista a cair em desgraça. Unidos pelo destino, a dupla improvável descobre uma história secreta de assassinato e abuso sexual que compromete o passado da família Vanger, enquanto eles se aproximam de um mal silencioso que espera para engolir ambos.

Minha avaliação:  FAVORITO




Minha Opinião: Meu maior receio que essa adaptação era se o ator Daniel Craig iria conseguir me ganhar no papel do personagem Mikael Blomkvist – sim, por causa única e exclusivamente por ele ser bonito demais. Ainda bem que isso não foi um problema, pelo contrário, se encaixou perfeitamente.

Assim como a atriz que escolheram pra fazer a Lisbeth, enfim, deu de perceber perfeitamente que amei demais esse filme. Ficou perfeito.

Modificaram um pequeno detalhe no final, mas isso foi um elemento surpresa. E não achei que estragou porque não foi aquilo que já esperava, nem modificou por completo a história.

Indico muito este filme. Mesmo que você não queira ler o livro, assista ao filme. Vale muito a pena.


Beijos;)




6 comentários:

  1. Esse é um livro (e uma série) que vale muito à pena ler, viu? Eu adoro esse tipo de leitura e sou apaixonada pelos livros. Sobre os filmes eu só assisti o com o Daniel Craig e eu gostei bastante também. Achei a Rooney Mara perfeita pro papel de Lisbeth xD Ótimas indicações!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô louca pra continuar lendo os outro livro, algo me diz que irei gostar muito mesmo. Esse filme foi o emu favorito, uma pena não terem continuado com os demais.
      Beijos

      Excluir
  2. Cheguei a assistir os filmes e admito que não gostei, não :( certamente não um filme que eu sentaria pra ver de novo. Mas bom saber que o livro conquista o leitor assim!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro me pegou de jeito. E quando aos filmes eu gostei, um mais do que o outro, mas ambos ficaram bem feitos.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Dany!
    Eu tenho a trilogia aqui em casa porque dei de presente pro marido, mas nunca li. Tenho medo da leitura ficar arrastada como você comentou... Se eu tomar coragem eu leio, ou pelo menos irei assistir o filme que também não vi.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fica arrastada em algumas parte, e creio que foi intencional pra deixar a história mais cheia de detalhes. Mas recomendo, leia sim que você nem vai notar esse pequeno detalhe.
      Beijos

      Excluir