Resenha: A Culpa é das Estrelas Livro + Filme

quinta-feira, 3 de novembro de 2016


Sinopse: Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 

Ficha Técnica:
Autor: John Gree
Título: A Culpa é das Estrelas
N° de páginas: 288
Editora: Intrínseca
Avaliação Final: 5/5   ♥♥♥♥♥ FAVORITO

Minha Opinião:  Sobre o livro e o filme.

Essa foi à segunda vez que li o livro. Assim que ele foi lançado todo mundo só falava nele, de tanto eu ler resenhas e tudo o mais, perdi o interesse na história porque jurava que não ia gostar. Nunca que uma história sobre dois adolescentes doentes ia fazer verter lágrimas dos meus olhos, ledo engano. 




Resolvi assistir primeiro ao filme e amei ♥ a escolha dos personagens não poderia ter sido outra, eles se encaixaram perfeitamente. Depois do filme foi ler o livro, como não tinha ele em mãos, li em pdf mesmo e amei. Ai sim eu chorei porque fiquei extremamente tocada com a história, consegui me conectar a tudo.

Tempos depois ganhei o livro em versão física, e resolvi reler novamente. Só que desta vez não cheguei a chorar nem a me emocionar, mas continuo amando a história tanto que o livro se tornou um dos meus preferidos. Dei também para minha mãe ler mais ela não gostou tanto assim como eu. Para vê como nem todo mundo vai gostar. Gostei tanto do filme quanto do livro, favoritei os dois, espero poder ler e assistir a eles novamente no futuro.

Creio que todo mundo deve saber pelo menos mais ou menos do que se trata a história, certo? Só pra reforçar, A Culpa é das Estrelas fala sobre a Hazel Grace e Augustus Waters, ela tem câncer, mas seu estado é estável devido a uma droga – inventada - que só funcionou com poucas pessoas e que mantem o câncer dela quase que em estado dormindo, ele não avança e nem regride. Já ele se curou de um câncer. Os dois se conhecem atrás de um grupo de apoio da igreja e depois disso não se desgrudam mais.



Sem querer me aprofundar muito – porque se não acabo ficando chato – só queria deixar registrado que eu o li, que gostei tanto do filme quanto do livro. E pra quem ainda não leu e tem vontade ou não, recomendo que o faça se quiser e se tiver muito interesse, levedado em consideração que é uma história sobre adolescente para adolescente e mesmo assim não tira a boniteza da história.

Tem lá seus pontos negativos também, mas consegui relevar isso. Em certas partes a Hazel é insuportavelmente chata, mas falo isso de forma pessoal. Não consegui gostar tanto assim dela, mesmo assim, continuo amando a história.

Espero que tenham gosta, 
um super beijo ;) 

10 comentários:

  1. Eu ainda não li "A Culpa é das Estrelas", acredita?

    Também não vi o filme, mas pretendo conferir; pois a trilha sonora não sai da minha cabeça. Tenho ouvido muito a música-tema! É tão linda. *.*

    Estou com o livro aqui e vou dar uma chance assim que puder.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a história é simples e curtinha, você vai ler rapidinhos.
      Dê uma chance. Eu por exemplo nem queria ler o livro de tanto que eu ouvia o povo falar dele. Assisti ao filme primeiro e adorei, corri pra conferir o livro e já li duas vezes.
      Por isso, vale a pena conferir. Pode ser que você acabe gostando mais do pensava.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany! Vc acredita que ainda não li o livro e nem vi o filme? Mas vou pegar o filme pra assistir qualquer dia desses! E realmente acho que os atores super combinam <3
    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão fofo *--*
      Sim eles combinam perfeitamente. Espero que goste do filme.
      Beijos

      Excluir
  3. O filme foi realmente uma adaptação muito bem feita. Dá pra adorar os dois. E eu gostei muito da história por motivos diferentes da maioria: eu adorei como ele trabalhou a coisa da Hazel querer saber o que vai acontecer com a família dela depois que ela se for. É uma curiosidade muito pertinente. Na literatura a história sempre acaba quando o protagonista morre e tal e nunca dizem o que rola depois disso. Achei muito válido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos muitos pontos reflexivos da história.
      É singelo, simples e mais do que isso, deixa transparecer o medo de morrer, de perder pessoas especiais, de não fazer mais parte da vida das pessoas...
      O livro têm mais elementos que evidencia e dão destaques a esse ponto que você levantou. Por isso gosto dos dois.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!!!

    Eu ainda não li "A Culpa é das Estrelas", acredita? hihi. E nem assisti o filme, pretendo assistir só depois que ler o livro.

    Ganhei o livro e vou dá uma chance a ele.

    Beijos
    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super recomendo os dois. E olha que eu nem tinha mas interesse em ler, só depois que assisti ao filme foi que me apaixonei e resolvi apreciar o livro. Espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  5. Este livro é o meu favorito, quando o li, minha maneira de ver a vida mudou significativamente. Quando eu descobri que eles fizeram um filme, eu não achei que ia deixar uma boa experiência. Acho que o roteiro deste filme foi muito criativo e foi uma peça clave de êxito. É uma produção espetacular. É um maravilhoso filme, divertida e eu desfrutei muito. Ansel Elgort e me ator favorito. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de Ansel Elgort filmografia deve-se a suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerado um grande ator. Gosto muito do ator e a sua atuação é majestosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não apostava muito na história, até porque estava todo mundo comentando e eu achava que era uma coisa infantil. Ainda bem que dei uma chance a ambos e me apaixonei pela história. Ansel é um amorzinho ♥
      Se não fosse pelo carinho e entrosamento dos atores o filme não teria sido tão encantador como foi.
      Beijos

      Excluir