O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris

terça-feira, 9 de maio de 2017


Sinopse: Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma novela policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro.

Ficha Técnica:
Autor: Thomas Harris
Título: O Silêncio dos Inocentes
 Lido em PDF
Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥

Minha opinião: Enrolei demais para continuar lendo a série e foi por desleixo meu mesmo. Em O Silêncio dos Inocentes eu já sabia da história por conta do filme que já vi várias vezes, então não era nenhuma surpresa o enredo. Mas, como toda adaptação tem suas modificações, o enredo do livro tem certos detalhes que fazem a história se tornar ainda mais rica.

Clarice Starling é uma estudante do FBI que acaba sendo convocada por Jack Crawford para um trabalho, ele encarrega ela de falar com o Dr. Hannibal Lecter acerca de um assunto, mas com o intuito de que ele acabe sendo propenso a falar sobre o serial killer intitulado de Buffalo Bill.

Clarice é bastante inteligente e se empenha para consegui fazer com que Hannibal forneça informações para a captura de Buffalo Bill e com isso acabamos conhecendo um pouco de ambos. Sobre a vida dela, como foi à trajetória que a motivou em entrar para o FBI e ao mesmo tempo sabemos mais sobre Hannibal, sua inteligência, a frieza com que ele conversa, e um sobre seus crimes. Acho muito interessante o personagem porque ele é extremamente envolvente. Sempre que tinha uma cena com ele eu ficava pregada no livro. E por conta disso foi que a leitura deu-se de modo tão rápido. Eu simplesmente não consegui desgrudar.

Com relação ao serial killer Buffalo Bill não fiquei tão fascinada com ele. Em O Dragão Vermelho o serial killer apelidado de Dentuço foi muito bem trabalho, além de ter tido uma história mais envolvente.

Acho que o fato de eu não ter ficado tão intrigada com esse serial killer em questão é porque a história não foi tão focada nele. O ponto alto era o Dr. Hannibal Lecter e o fato de cinco mulheres terem sido assassinadas e uma ainda está desaparecida ficou como pano de fundo. Esse era o casa que Clarice procurava desvendar, até porque os crimes eram bárbaros e ao mesmo tempo que instigava a minha curiosidade em saber mais e querer desvendar esse mistério tudo ficava esquecido quando Hannibal entrava em cena.

A escrita do Thomas Harris é simples e acaba envolvendo a gente. Fora que todos os detalhes, as perguntas sem respostas, os mistérios fizeram com eu devorasse o livro rapidamente.


Sobre o filme: O Silêncio dos Inocentes – 1991


Sinopse: Clarice Starling (Jodie Foster), agente novata do FBI, procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso. E quer também se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável.

Minha avaliação:




Minha opinião: Eu adoro o Anthony Hopkins como o Dr. Hannibal Lecter. A atuação dele nesse filme é sensacional, principalmente quando a câmera faz o enquadramento no rosto dele ( ele não pisca, presta atenção quando assistir), assim como ele não demonstra emoção nenhuma, bem como imaginei que seria e como é descrito no livro.

Algumas pequenas coisas foram modificadas, mesmo assim não estraga a história que por sinal é muito bem desenvolvida. Teve lá seus detalhes que, enfim, são detalhes.

Clarice é representada pela lindíssima Jodi Foster, mas em uma cena em específico fiquei meio assim por conta que no livro ela passa confiança apesar da situação e já aqui no filme ficou bem mais ou menos isso.

Enfim, a trama é bem “fiel” ao livro. Fora alguns detalhes que foram retirados e outro que acabaram sendo incriminados, gosto bastante do filme. 

Todo o cenário em que Hannibal estava têm detalhes sensacionais. Como por exemplo, toda a preparação em que ele é colocado quando precisa fazer uma inspeção em sua cela, a forma como ele é tratado e como trata as pessoas ao seu redor, os cuidados que precisa ser tomado quando alguém precisava falar com ele. Enfim, eu sou suspeita pra falar porque eu adoro o personagem. Acho os detalhes e o modo como ele é muito interessante.

Recomendo bastante o filme. 



Por enquanto é isso. Já estou lendo a continuação e quando terminar irei assistir ao filme também e posteriormente voltarei a assistir a série.
Beijos ;)




8 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é tãao forte assim, pelo menos não tem nada de tão chocante nas descrições dos livros, já nos filmes tem um pouco. Enfim, eu sou suspeita pra falar porque não é qualquer coisa que impressiona ou assusta.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany,
    Eu tenho um projeto pessoal para conhecer melhor os clássicos.
    Esse está na lista, até porque eu nunca fui muito ligada neles, mas acho necessário para nos enriquecermos, né?
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super apoio esse projeto, também quero ler mais clássicos.
      Fora que Hannibal é um personagem muito interessante que vale a pena a leitura para conhecer mais.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Dany!
    Eu só assisti o filme e faz muitos anos, não lembro mais dos detalhes. Depois da sua resenha fiquei com vontade de ler o livro e rever o filme.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha visto o filme a tempos, e enquanto lia o livro foi relembrando algumas coisas. Depois assisti o filme novamente e adorei ambos.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu vi o filme à um tempo atrás e gostei muito, Jodie é incrível e esse filme é um dos responsáveis por eu amar essa atriz <3
    Eu tenho muita vontade de ler a série de livros do Hannibal, sou um grande fã do personagem, ainda mais depois de assistir a série que é até o momento a minha favorita da vida.
    Vou tentar encontrar os livros para começar logo :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo, leia porque é sensacional. Assim que concluir a leitura dos livros, vou voltar para a série. Tinha começado a assistir mais parei antes de concluir a primeira temporada, agora que voltar e vê tudo.
      Beijos

      Excluir