Hannibal (Hannibal Lecter #3) de Thomas Harris

quinta-feira, 8 de junho de 2017


Hannibal - Thomas Harris


Não colocarei a sinopse aqui pois tem spoiler do livro anterior, caso queira ler clique AQUI.
Ficha Técnica:
Autor: Thomas Harris
Título: Hannibal
Editora: Record
Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥


Minha Opinião: Coloquei para tocar Goldberg Variations enquanto pensava sobre o livro. O encaixe com a história e mais precisamente com o personagem Hannibal Lecter ganhou vida por si próprio. Transpassou as páginas dos livros, ganhou forma com o Anthony Hopkins e se tornou uma figura fictícia conhecidíssima. Mesmo que não se conheça a história, o nome é conhecido: Hannibal Lecter.

O livro se passa sete anos depois de O Silêncio dos Inocentes. Era de se esperar que Clarice Starling evoluísse em sua carreira no FBI, mas as coisas para o lado dela estão mais complicadas do que o esperado.

Hannibal aqui é uma presença constante. Com isso, pude descobrir mais sobre a vida dele, seus gostos, um pouquinho de sua infância e também o que se passa em sua mente. E é claro, seu lado sádico. Todos os detalhes são essenciais. Não fica margem para nenhuma ponta solta. Até mesmo algumas coisas do outro livro foram explicadas.


Temos muitos personagens, inclusive conhecemos a primeira vítima do Dr. Lecter. Mesmo tendo sobrevivido Mason Verger está completamente desfigurado, sua forma física é assombrosa e apesar disso, sua personalidade deturpada não se extinguiu. A obsessão dele pelo Dr. Lecter e o desejo de vingança são o que conduz a história. Até o Brasil é citado, mas sem muitos detalhes.

As últimas palavras do livro são sensacionais. Genial para ser mais precisa. Depois de concluir a leitura e repassar tudo, não tem como não ficar satisfeita por ter lido algo tão brilhante. Hannibal Lecter apesar de tudo é um dos personagens mais incríveis que tive a sorte de ler.

Todos os detalhes são essenciais para a história. Ir catando cada pequena coisa, cada sutileza que constituem o personagem. É quantas coisas que eu até queria contar, mas não posso pra não estragar a surpresa de quem ainda vai ler. Cada cena bem detalhada, cada personagem bem estruturado, não sendo nem de todo bom nem “mal”, mas, na falta de palavra melhor, “humano”.



Hannibal  - 2001

Sinopse: Hannibal "Canibal" Lecter está de volta, vivendo tranquilamente na Europa e trabalhando numa biblioteca. Mas uma antiga vítima pretende se vingar de seus atos do passado, usando Clarice Sterling como isca.

Minha avaliação:  FAVORITO


Sobre o filme: ambos são bastante diferentes. Apesar disso, adoro os dois. E entendo porque tiveram que fazer modificações. A essência permanece. O que mudou foram apenas alguns personagens (outros não existem no filme) e também o final.

Adoro o Anthony Hopkins (estou tão fascinada por ele que estou procurando filmes que ele fez para vê), ele deu vida ao Dr. Lecter. Moldou-se a personalidade do personagem. Já tinha dito isso do outro filme, mas voltou a reforçar nesse, a expressão dele é sensacional. Acho incrível como a elegância e o fato de não demonstrar sentimentos nenhum acaba sendo envolvente.

Apesar de terem mudando a atriz, agora é a Julianne Moore, ela desempenhar bem o papel de Clarice Starling. Mesmo assim, ainda prefiro a Jodie Foster de O Silêncios dos Inocentes.
Já perto do final temos uma cena que é visualmente desconfortável, agora imagina ao ler com todos os detalhes.

Manson Verger apesar de “modificado”, não teve tanto destaque nem foi uma figura essencial na história. O personagem tinha como contribuir muitos, mas foi pouco explorado.

A cena que envolve os porcos foi corrida. Senti falta de bons diálogos. Daquele suspense que antecede grandes acontecimentos, daquela preparação para o encerramento de um grande personagens.

São obras distintas, mas mesmo assim muito boas. Eu já tinha assistido ao filme a muito tempo e muitas coisas já não lembrava e como tem suas diferenças no desenvolvimento da história, tive gratas surpresas ao ler e ao assistir novamente ao filme.

O que ficou agora foi apenas um sentimento boa e ao mesmo tempo de vazio. Bom por ter conhecido um dos melhores personagens já criados, vazio porque ter concluído a leitura e não poder mais acompanhar Hannibal Lecter em suas aventuras.

Beijos

4 comentários:

  1. Olá, eu acho que já vi um filme com esse personagem (mas não o do post), bom saber que nos livros a história também é boa.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm se não me engano, três filmes em que ele faz com esse personagem.
      Sim, é muito bom os livros, super recomendo.
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li os livros, confesso me envergonhar, preciso mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta envergonhada, com tantos livros bons por aí sempre fica um ou outro sem ler.
      Mas recomendo bastante, é sensacional os livros.
      Beijos

      Excluir