Resenha: O Retrato de Dorian Gray

terça-feira, 16 de junho de 2015

O Retrato de Dorian Gray Sinopse: O Retrato de Dorian Gray - Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde, reputado como um dos mais importantes escritores do século XIX, nasceu na Irlanda, em 1854. É o autor do célebre romance O retrato de Dorian Gray (1890), e dos belos e não menos famosos contos O príncipe feliz e O rouxinol e a rosa. Depois de se graduar pela Universidade de Oxford, em 1878, escreveu um grande número de peças para teatro que se tornaram clássicos da dramaturgia universal. O retrato de Dorian Gray é a história de um jovem dotado de extrema beleza, que encanta a todos que o conhecem. No dia em que seu dedicado amigo, o pintor Basil Hallward, termina seu retrato, Dorian conhece Lorde Henry — rico, hedonista e extremamente sarcástico —, que vai exercer uma influência trágica e avassaladora na vida do belo jovem. No desenrolar da trama, são abordadas questões como a efemeridade da beleza, a amizade, e valores morais. 

Ficha Técnica:
Autor: Oscar Wilde
Título: O Retrato de Dorina Grey 
N° de páginas: 215
Editora: Martin Claret
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥


Minha Resenha:  Depois que assisti ao filme foi que descobri que tinha o livro, por isso assim que tive a oportunidade de adquirir o exemplar não pensei duas vezes e o comprei. Pra ler a respeito do que achei do filme confira AQUI.

Enrolei o máximo que pude pra ler o livro e não sei ainda porque demorei tanto, simplesmente fui colocando outras leituras na frente. O bacana dessa edição é que ele faz parte de uma coleção chamada “A Obra-Prima de Cada Autor”, que consiste em livros em formato de bolso contendo a principal obra de cada escritor.  No começo tem um breve texto falando sobre a origem do livro, dentre mais informações. No final tem a lista de todos os livros que fazem parte dessa coleção que, diga-se de passagem, já marquei algum que desejo adquirir.

Agora voltando para a história. Dorian Gray é um jovem muito bonito e amigo do pintor Basil Hallward que se apaixonou pela beleza e ingenuidade do garoto que até então não tem maldade nem ambição nenhuma na vida. Basil então apresenta Lorde Harry a Dorian Gray e a visão que o jovem tinha da vida muda drasticamente depois de ouvir as teorias de Harry a respeito da vida, que inclui também a beleza de Dorian que é bastante notada e comentada.

Tendo Basil pintado sua melhor obra de Dorian Gray e conseguindo nela transparecer a beleza verdadeira do rapaz, o fato de ter que envelhecer e perder toda aquela beleza aflige Dorian. A parti dai as coisas mudam, e Dorian perde sua inocência começa a enxergar a vida com outros olhos e ter outras ambições.

Entre festas, jantares com a alta sociedade, amores não duradouros, envolvimentos e todo tipo de experiência Dorian Gray passa por uma verdadeira modificação em seu ser. O livro começa de uma forma poética, com diálogos incríveis, de uma sutileza que me prendeu logo de cara. Depois começa a decair, ficar um pouco monótono e foi a parti do meio do livro que a minha leitura ficou arrastada. Demorei pra concluir, mas foi uma boa leitura, as criticas que ele faz no livro se perpetua até hoje em nossa sociedade.

Há algumas modificações com relação ao filme, porém gostei de ambos. É indico também ambos. Ambos como suas peculiaridades mas que ao meu vê ficaram na medida certa as modificações para o filme. 

Espero que tenham gostado
Um super beijo.

6 comentários:

  1. Oi Dany!
    Eu já li esse livro e também gostei! Queria até reler!
    Não assisti o filme ainda, mas quero ver.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem denso a leitura mas foi boa, espero que possa conferir o filme. Eu particularmente gostei muito, beijos.

      Excluir
  2. Gostei da resenha Dany. Tenho muita vontade de ler este livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de lê-lo! Só ouvi comentários positivos a respeito. Já incluí na minha lista de leituras para as próximas semanas ♥
    Obrigada pelo comentário no blog!
    Beijos,
    Nalu
    www.coisasafins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a leitura seja boa e que gosto dos pontos abordados pelo autor.
      Beijos.

      Excluir