Resenha: Clarice na Cabeceira

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Clarice na cabeceira

Sinopse: Este livro traz uma reunião de vinte textos selecionados por convidados afeitos à obra de Clarice Lispector. 'Clarice na Cabeceira' apresenta uma leitura selecionada de crônicas publicadas entre 1962 e 1973, na revista Senhor e no Jornal do Brasil, e posteriormente agrupadas nos livros 'A descoberta do mundo' e 'Para não esquecer'. Abordando temas tão diversos quanto as memórias da infância, a vida, a morte, o amor, o ato de escrever, o silêncio, a maternidade e a indignação, as crônicas são apresentadas por amigos e admiradores de Clarice, que compartilham o impacto da escritora e de sua obra em suas vidas, como Eduardo Portella, Ferreira Gullar, Marília Pêra, Maria Bonomi e Naum Alves de Souza, entre outros.





Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector / Participação de 20 escritores
Título: Clarice na Cabeceira
Editora: Rocco
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥

Minha Resenha: O livro é uma reunião de vinte crônicas da Clarice que foram escolhidas por leitores, escritores e pessoas que a conheceram pessoalmente. As crônicas foram selecionadas de dois livros da escritora: A Descoberta do Mundo e Para não Esquecer.

Como a crônica é um relato mais pessoal, às vezes ela escreve sobre certas experiências, aqui tive o prazer em conhecer Clarice mais a fundo o que é incrível.
Cada um dos leitores/escritores que escolheram suas respectivas crônicas falou um pouquinho sobre ela, os que tiveram o prazer de conhecê-la pessoalmente então deixaram os relatos ainda mais interessantes. E mesmo os que não tiveram o prazer de conhecê-la em vida, relatam como foi à sensação de lê-la a primeira vez.

“Ler Clarice era como conhecer uma pessoa.”            – Caetano Veloso      pág.16

E eu acredito fielmente nisso.
Quando tive o prazer de assistir a primeira vez a uma entrevista dela foi uma sensação indescritível. É incrível como ela consegue responder a uma pergunta com tão poucas palavras, mas que te deixam conformada com a resposta embora você fique desejando e ansiando por mais.

Minha crônica preferida neste livro é Perfil de um ser Eleito:

“Mas sentir-se amado seria reconhecer-se a si mesmo no amor recebido, e aquele ser era amado como se fosse um outro ser.”                        – Clarice Lispector       pág. 49
Ferreira Gullar fala sobre como a conheceu de uma forma tão simples que encanta. Sua primeira impressão ao vê-la foi: “achei-a linda e perturbadora.” E no decorrer de seu relato ele fala mais sobre os outros encontros que teve com ela. Pra mim foi o relato mais lindo.

A cada escrito seu, fico realmente convicta de que preciso ler todos os livros que ela escreveu:


“E na próxima encarnação vou ler meus livros como uma leitora comum e interessada, e não saberei que nesta encarnação fui eu que os escrevi.”       – Clarice Lispector   pág.91
É claro que teve cônicas das quais eu não gostei e assumo. Por exemplo, a crônica Brasília: esplendor, não gostei e por isso não conseguir ir adiante na leitura, li, li e me cansei porque não estava me agradando aquilo, por fim acabei pulando ela porque eu estava lendo apenas por ler e não ia entender nada porque não me dei o trabalho de presta atenção ao que estava lendo. Não me arrependo, até porque não queria ficar encalhada nesse livro e era justamente o que iria acontecer se não tivesse decidido não terminar de ler essa crônica.

Recomendo a leitura porque conhecer a Clarice pelos olhos de outras pessoas é encantador, é de uma forma meio trapaceiro de você a conhecer pessoalmente. Tão bom ouvir o quanto ela era espetacular e misteriosa, o quanto era admirada por ser exatamente como ela era sem tirar nem por.

Essa foi a segunda leitura que faço de obras dela – embora essa não seja exclusivamente apena dela.
Pretendo ler todos os livros dela, inclusive os infantis.
Pra conferir a resenha de Felicidade Clandestina clique AQUI.

Espero que tenham gostado.
Um super beijo. 

12 comentários:

  1. Oi Dany!
    Eu ainda não li nenhum livro da Clarice, mas gostaria muito de ler! Gosto de crônicas, fiquei com vontade de ler esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler, vou querer saber sua opinião.
      Logo mais terá mais resenhas de livros dela por aqui, quem sabe você não se interessa por mais alguns?
      Beijos.

      Excluir
  2. Nunca li, mas parece bem legal.

    www.saibando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente eu gostei muito, recomendo ;)
      Beijos.

      Excluir
  3. Hello from Spain: I did not know this book. A great review. I just discovered your blog and I really like the variety of topics that you publish. Right now I have a blog dedicated to young people and new technologies that I invite you to visit: http://cativodixital.blogspot.com.es/. If you want we kept in touch. I already made me a follower of your blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dany! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu tenho dois livros aqui da Clarice, mas ainda não consegui ler nenhum! :( Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora e espero fazer isso em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente comprei mais dois dela e quero ler todos que ela escreveu. Por isso terá muita resenha sobre seus escritos por aqui, ai quem sabe você não acaba lendo os dois que você tem tbm?
      Beijos ;)

      Excluir
  5. Olá,
    Eu gosto muito de crônicas, recentemente foi a Martha Medeiros que me ganhou com sua escrita, mas fico triste e envergonhada ao dizer que não conheço muito o trabalho da Clarice. O que me faz querer consertar isso, claro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a Martha Medeiros, já li dois livros dele e quero mais. Também não sou uma grande leitora de Clarice, mas isso vai mudar porque quero adquirir e ler todos os livros dela.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oii

    Tô começando a gostar de ler crônicas e tô adorando, Ainda não li nada da Clarice e preciso reparar isso logo!
    Adorei a resenha.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super recomendo, tanto ela como recomendo também que leia as crônicas do Ivan Martins e da Clarissa Corrêa.
      Beijos.

      Excluir