Resenha: A Bolsa Amarela + A Droga da Obediência

sexta-feira, 25 de setembro de 2015


Sinopse: A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa. 



Ficha Técnica:
Autor: Lygia Bojunga
Título: A Bolsa Amarela
N° de páginas: 103
Editora: Objetiva
Avaliação Final: 5/5  ♥♥♥♥♥


Minha Resenha:  Este livro fez parte da minha infância. Perdi a conta de quantas vezes eu tinha o lido e por um bom tempo havia esquecido ele. Tempos atrás, mexendo na pilha de livros da minha mãe foi que tornei a acha-lo.

Reli com aquele gosto de nostalgia, me teletrasnportando para o passado para a minha infância passageira.

A história gira em torno de Raquel, uma menina que esconde dentro de sua bolsa amarela suas vontades que são grandes:
a vontade de crescer
a vontade de ser garoto
e a vontade de ser uma escritora.

Fora outras coisas inusitadas que você fica se perguntando como foi que coube tudo isso dentro dessa bola, e mais, como Raquel consegue carregar isso tudo pra cima e pra baixo?

Desde suas vontades, um alfinete de fraldas, retratos do quintal da casa, uns desenhos, um galo de briga, uma guarda-chuva e por ai vai. E pra cada um desses objetos se tem uma história.

O livro é lindo, encantador e embora eu tenha lido há bastante tempo quando o reli foi a mesma sensação de o está lendo a primeira vez. Eu amo essa história, pelo fato dela ser linda e simples, pelo fato de ter me feito lembrar o passado. Indico pra quem gosta de ler livros infantis, pra quem já leu mais faz muito tempo e pra quem não leu também. A história é tão encantadora que todo mundo que já foi criança vai conseguir se identificar.


******


A Droga da Obediência

Sinopse: Este livro traz uma novela, que é uma narrativa menor que o romance. Ela é construída com um número menor de personagens e com uma trama mais linear.
O leitor dialoga com o texto. A literatura permite, generosamente, que as nossas dúvidas e conhecimentos venham entremear o texto. Diante da literatura, todo leitor é também um escritor.


Ficha Técnica:
Autor: Pedro Bandeira
Título: A Droga da Obediência
N° de páginas: 128
Editora: Moderna
Avaliação Final: 3/5  ♥♥♥

Minha Resenha: Este livro fez parte da infância de muita gente, eu não cheguei a ler nesse tempo, só li dias atrás e confesso que pela capa achava que era algo relacionado a zumbis – mais não é.
Os Karas é um grupo formado por alguns alunos do colégio Elite que são:

Miguel o líder
Calu o ator
Crânio o inteligente
Magrí a garota

Eles têm um esconderijo secreto dentro da escola onde se encontraram pra uma reunião de ultima hora. Mas não esperavam que Chumbinho que vinha vigiando eles há um tempo e estava doido pra fazer parte do clube. A reunião foi convocada pra relatar sobre uns desaparecimentos que tem acontecido em diferentes escolas e chegou à dele. Um colega deles sumiu e Miguel achou isso tudo muito estranho porque até agora a polícia não tem pista nenhuma de pra onde esses meninos e meninas foram.
Pra cada um e distribuída uma função, eles começam a investigar inclusive suspeitam que tenha gente infiltrada dentro da polícia também. Sem ter com quem contar porque não saber ainda em quem confiar esse grupo está por conta própria.
Esse livro é uma novela infanto-juvenil. Isso explica algumas mortes que eu achei pesado pensado que era para o púbico infantil.
Confesso que me surpreendi em muitas partes, não fazia ideia de quem realmente era o vilão da história e nem como tudo ia se resolver. É um bom mistério, bem desenvolvido e só fiquei chateada por não ter lido ele no tempo da escola mesmo.

Espero que tenham gostado.
Um super beijo.

8 comentários:

  1. Olá,
    Gostei das resenhas!, quero ler A Droga da Obediencia que ainda não li.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela resenha. Vou trabalhar esse livro com os alunos do 8ano. 😊

      Excluir
  2. Oi Dany!
    Nossa, essas resenhas são uma volta a minha infância. Perdi a conta de quantas vezes li A Bolsa Amarela, eu amava esse livro. E eu adorava os livros do Pedro Bandeira!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li também muitas e muitas vezes A Bolsa Amarela, sabe o que é passar um filme na sua cabeça e relembrar tudo? Foi muito bom ter relido.
      Beijos.

      Excluir
    2. Eu gostei muito dos dois livros ja os li dois e os amei.

      Excluir
  3. Oiii

    Que livro mais fofinho... Não conhecia, fiquei bem curiosa para lê-lo! Todo mundo fala muito bem do Pedro Bandeira mas ainda não li nada dele, pretendo ler em breve!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dele li apenas esse ai mesmo. Mas só ouço elogios aos livros dele, recomendo ;)
      Beijos.

      Excluir