Resenha: A Legião Estrangeira

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sinopse: Os treze contos reunidos neste livro abordam o cotidiano familiar, a perversidade infantil e a solidão. As histórias colocam os leitores diante de situações cujo maior encanto é o de flagrar a intimidade dos personagens no momento em que eles descobrem o quanto há de extraordinário no dia-a-dia. É o que se pode observar, por exemplo, no encontro da menina e do cachorro em "Tentação"; ou no diálogo entre um casal de jovens em busca de si mesmos em "A Mensagem”. Outras histórias mostram como o próprio conto é construído, uma das obsessões da literatura clariceana.

Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector
Título: A Legião Estrangeira
N° de páginas: 110
Editora: Rocco
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥

Resenha : Mais um livro de conto da Clarice Lispector que eu leio. Aqui são apresentados 13 contos, sendo que o último leva o nome do livro. Falarei sobre os que eu mais gostei, segue os nomes dos contos que são apresentados no livro:
Os Desastres de Sofia
A Repartição dos Pães
A Mensagem
Macacos
O Ovo e a Galinha
Tentação
Viagem a Petrópolis
A Solução
Evolução de uma Miopia
A Quinta História
Uma Amizade Sincera
Os Obedientes
A Legião Estrangeira

Começamos com Os Desastres de Sofia, meu conto preferido.  Aqui temos Sofia nos contando sobre seu amor pelo professor que não era bonito mais mesmo assim ela sentia algo por ele que não sabia explicar o que era, algum tipo de fascinação sabe se lá:

As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será trade demais: as coisas serão ditas sem que as ter dito.                                      Pág.12

De uma singeleza sem igual.

Outro que destaco e do qual gostei bastante também é A Mensagem. Aqui fala sobre a amizade entre um moça é um rapaz, eles se compreendiam e na maioria das vezes sentiam e sofriam pelas mesmas coisas:

Um pedia muito do outro, mas é que ambos tinham a mesma carência, e jamais procurariam um par mais velho que lhes ensinassem, por que não eram doidos de se entregarem sem mais nem menos ao mundo feito.                                                                                                                   Pág. 37

No livro encontrei também alguns contos que já tinha lido no livro Felicidade Clandestina – que foi publicado logo em seguida a esse e que tem contos autobiográficos, isso explica porque contém certos contos do A Legião Estrangeira lá.

Confesso sem vergonha de que não consigo compreender o conto O Ovo e a Galinha. É a segunda vez que o leio e ainda não compreendi o que Clarice queria mostrar com ele.

Tentação é um conto sobre uma garotinha ruiva que encontra sua outra metade, mas esse ser não é um ser humano. É de uma singeleza, que só lendo pra descobrir.

Viagem a Petrópolis fala sobre uma velinha que não tem mais ninguém nesse mudo e por está sempre andando por ai, as pessoas às vezes lhe dão morada e comida. Essa família sentiu-se incomoda em tê-la em sua casa e resolve mandar ela para Petrópolis. Senti-me tocada e emocionada com o fim do conto, sem dúvidas que mexeu comigo.

Uma Amizade Sincera mostra essa amizade entre dois amigos, me senti um pouco desconfortável tamanha era essa sinceridade entre os dois.

E por último, A Legião Estrangeira, que já tinha lido no outro livro e é também um conto autobiográfico. Bem enigmático e um pouco...  não sei bem qual outra palavra usar.

Não é porque falei apenas dos contos que eu mais gostei que os demais são ruim, mas apenas queria dá destaque só aqueles que mais gostei.

Super recomendo tanto A Legião Estrangeria quando Felicidade Clandestina que já tem resenha dele AQUI.


Espero que tenham gostado.
Um super beijo.

12 comentários:

  1. Amo Clarice, os livros dela sao otimos.
    Seguindo,retribui?
    Tem post novo no blog “Parceria Nova”
    Te espero lá.
    Blog Estilo.Quem tem?
    Seja um afiliado Egrana e ganhe dinheiro na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* Não tem como não amar. Irei visitar seu blog, beijos.

      Excluir
  2. gostaria de ter um livro deses em minha estante =<
    TENHO QUE PARA DE COMPRAR LIVROS BEST SELLERS E COMPRAR MAIS ESSE TIPO!
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/2015/11/sorteio-natal-potterhead.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, mudei esse hábito tem pouco tempo e já me surpreendi bastante. Mas não deixei de lado os best seller, porém diversifiquei mais minhas compras.
      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa amei, eu faço Direito e eu fico louca pelos livros, ai fico procurando opções de outros tipos de livros para eu ler e eu amei esse livro. beijos e sucesso.
    http://prettywoman-on.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Clarice..
    Eu também não entenderia um conto chamado O Ovo e a Galinha...
    O da velhinha deve dar uma dó que só :(
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só lia frases soltas dela, mas ainda bem que resolvi fazer esse projeto de ler todos os livros dela e olha que estou me surpreendo muito. Tem contos que realmente ainda não consegui compreender, mas acho que com o tempo e mais releituras consigo mudar isso.
      Indico muito.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Dany!
    Parece ser um livro bem gostoso, gosto de contos, mas ainda não parei para ler nenhum da Clarice Lispector, mas depois da sua resenha com certeza irei atrás deste :D
    Beijinhos e até logo :D

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    vim te fazer uma visita
    Gostei do post, esse livro parece ser bom, linda capa.
    Seja bem vinda a comunidade clube das blogueiras!!
    um beijo!!

    http://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz *-*
      Espero que volte mais vezes, um super beijo.

      Excluir