Resenha: Inferno

domingo, 3 de abril de 2016

Inferno
 Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.

Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.


Ficha Técnica:
Autor: Dan Brown
Título: Inferno
N° de páginas: 448
Editora: Arqueiro
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥


Minha opinião: 
Assim que concluir O Símbolo Perdido dei início à leitura de Inferno. O diferencial com relação ao outro é que esse já começou cheio de ação. Não foi tão parado e o teor de história não foi tão extenso. Porém não me surpreendeu ao ponto de tirar o posto de Anjos e Demônios como o melhor livro desse autor, em minha opinião.


Robert Langdon acorda em um hospital, ferido e desorientado. Seu primeiro contato e com a Dr. Sienna, é ela que o ajuda a tentar descobrir como ele foi parar ali e porque tem que fugir de algumas pessoas que o perseguem.

Começa então uma caçada no coração da Itália tendo um pano de fundo a obra de Dante Alighieri a Divina Comédia mais precisamente focada no Inferno.

Desta vez não tem amigo precisando ser resgatado, não se tem ninguém aparentemente em apuros a não ser ele mesmo que tem que fugir não só de uma pessoa mais de outras duas equipes. Estamos mais perdidos e desorientados do que Lanhdon até porque nem ele mesmo sabe o que tem que fazer ou o porquê que estão perseguindo ele.

Sienna se mostrou uma personagem bem interessante, além de ser bastante inteligente. Eu realmente esperava que o Inferno de Dante fosse bem discutido e aprofundado no livro, no entanto apesar de ser o tema central, não foi tão discutido assim.

O final de certa forma foi surpreendente apesar de não ter sido aquele tipo de final que estamos acostumados nos livros do Dan Brown. Foi diferente, mas ao mesmo tempo condizente com tudo.

Meu irmão é um grande fã desse autor, já leu e tem todos os livros dele. Inclusive foi ele que colocou pressão para que eu lesse e debatesse com ele, e quando estávamos conversando a respeito disso eu falei pra ele que fico imaginando o que virá no próximo livro. Se analisar os demais, ele meio que já falou de quase tudo que se mostra interessante, e fica difícil explanar sobre o que virar a seguir.

Uma coisa que acho interessante é que o Dan Brown pega temas atuais. No caso o Inferno fala sobre o problema da super população e se observamos um pouquinho esse é um problema gigantesco, tanto em relação a não ter tanto espaço assim pra comportar tantas pessoas como o fato de que futuramente os recursos naturais vão ser extintos.

Tenho pela consciência de que todo mundo diz que o escritor tem uma fórmula pronta pra escrever seus livros e de fato isso é visível se você já leu mais de dois livros, mesmo assim nem todo mundo consegue escrever da forma como ele faz, nem todo mundo vai conseguir deixar a história interessante e te prender com temas em destaques como ele. Não chego a dizer que sou uma fã, tendo em vista que li quase todos os livros dele, porém não consigo desmerecer o trabalho dele. Até porque se eu conseguisse escrever e vender tal qual ele escreve nem me importaria se teria ou não uma fórmula pronta.

P.S. Aqui também ele dá certas indiretas, voltadas com relação ao exerço de escritores devido ao avanço dos ebook. Que por sinal é meio que criticado também, mas em certo ponto ele cogita um elogio já que foi útil a uma pesquisa. Enfim, é coisa pequena, mas que é desnecessário esse comentário porque não contribuem com a história.

Espero que tenham gostado.
Um beijo ;)


15 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não li os livros do Dan Brown? Queria muito conhecer a escrita dele.
    Apesar de eu não gostar muito de livros de ação, acho que irei gostar desse.
    Gostei da resenha.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia, dele só falta apenas um livro pra ler.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Dany!
    Esse é o único livro do Brown que não li. Já peguei algumas vezes emprestado com um amigo, mas nunca nem comecei a leitura hahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs já fiquei assim com relação ao Símbolo Perdido dele também, ainda falta ler um livro dele.
      Beijos

      Excluir
  3. Nunca li nenhum livro do autor e confesso que a premissa desse não me atraiu tanto, mas quem sabe um dia eu venha a ler né?! Adorei a resenha! Muito bem escrita!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o obrigada, demorei muito pra ler algo dele, pode ser que futuramente você também o leia.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Ain não consegui gostar desse livro. Como você mesma disse, a formula é exatamente a mesma de sempre, ai desgostei totalmente :/
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é isso mesmo Thalita, porém até que gostei.
      Beijos

      Excluir
  5. Ainda não li nenhum livro do Dan Brown, pelo que leio nas resenhas, acho que não fazem muito meu estilo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não faz seu estilo mesmo não, porém depois que a história pega a gente é difícil largar.
      Beijos

      Excluir
  6. Parece ter uma história interessante!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante, assim como os demais livros dele, que sempre aborda assuntos envolventes.
      Beijos

      Excluir
  7. Esse autor é INCRÍVEL. A sua descrição da história me apavorou um pouco pois fez com que eu me imaginasse no lugar do personagem.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando a gente tá lendo então é que a aflição é grande, recomendo.
      Beijos

      Excluir
  8. Gosto das histórias que contam os filmes porque são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco de Inferno imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do atriz Felicity Jones, uma atriz muito comprometida. Eu a vi recentemente em 7 Minutos Depois Da Meia Noite. É uma historia que vale a pena ver. Para uma tarde de lazer é uma boa opção. A direção de arte consegue criar cenas de ação visualmente lindas.

    ResponderExcluir