Resenha: Onde Estivestes de Noite

domingo, 10 de abril de 2016

Onde Estivestes De Noite
 Sinopse: A coletânea de textos de 'Onde estivestes de noite', de Clarice Lispector, foi publicada pela primeira vez em 1974. São 17 crônicas trágicas e cômicas, onde as dores e as aflições do cotidiano banal são reveladas ora por descrições angustiadas e delirantes, ora por detalhes bizarros, risíveis, bem-humorados. Os textos reunidos desenham um conjunto heterogêneo, onde é possível identificar o tom das crônicas que Clarice Lispector publicava. Alguns sofreram um deslocamento, pois já tinham sido publicados anteriormente, outros foram extraídos de romances e submetidos a ligeiras modificações, procedimentos que indiciam a urgência que a autora tinha de escrever para garantir sua sobrevivência. Passo a passo, as narrativas vão compondo uma cartografia de impressões, sensações, notícias da vida carioca, onde figuram também amigos, referências afetivas e artísticas. 


Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector
Título: Onde Estivestes de Noite
N° de páginas: 94
Editora: Rocco
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥
Minha Opinião: Ah Clarice... És capaz de sempre me deixar sem palavras. Tenho sempre a sensação de que o pouco que eu falar a respeito de qualquer livro dela ainda assim será e é ínfimo. Existe uma dualidade em mim que não permite que eu transmita todas as sensações que sinto ao ler quando vou escrever sobre algum livro dela.

Onde Estiveste de Noite me conquistou pelo nome, pela beleza singela da capa, por ter contos diferenciados dos outros dois livros dela neste estilo que li.

Aqui há um toque de melancolia, que se mostra escondido. Os contos não fazem tanto sentidos, nem mesmo o que leva o nome do livro. Pelo contrário, ele se mostra confuso, sombrio e as vezes foge do que se estava falando.

Os dois primeiros contos trazem personagens mais velhas, A Procura de uma Dignidade nos apresenta a Sra. Jorge B. Xavier perdida. Ela ia para um evento e acaba errando o caminho, assim como perdeu alguma coisa em si mesma ou em casa. O fato é que nem mesmo se tratando de uma personagem já de idade,  ela não mostra certezas em relação aos sentimentos e a vida também. A Partida do Trem nos apresenta duas personagem que sentam perto uma da outra, Angela Pralini e Dona Maria Rita Alvarenga Chargas Souza Melo, está última sendo a mais velha. A história de ambas e contada intercalado e mais interessante é que o conto A Procura da uma Dignidade é citado aqui, inclusive esclarece e dar uma explicação ao conto que eu não tinha percebido.

Quando pensei que já conhecia a forma de escrever de Clarice, que já estar familiarizada com o seu jeito, ela dar um jeito de me surpreender. Clarice tem esse dom, de que ao mesmo em que a gente conhece,  é surpreendida por não conhecer.

Com Onde Estiveste de Noite conheci um outro lada da escritora, conheci um tom diferente de suas história e pude apreciar seus escritos com a certeza de que Clarice ainda vai me surpreender bastante com os demais livros.

Espero que tenham gostado. Um beijo ;)

11 comentários:

  1. Oi, Dani!
    Eu nunca li nada da Clarice. Que vergonha, né?
    Eu adoro quando autores nos surpreendem com vários tipos de escrita. Eu viro mais fã ainda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de vergonha, é muito livro bom pra pouco tempo rsrs
      Mas creio que ainda chegará a sua vez de ler Clarice.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ahhhh, que capa mais linda! Eu nunca li nenhum livro da Clarice, acredita? Mas gostei bastante da sua resenha desse, se um dia eu tiver a oportunidade vou ler ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, linda essa capa ♥♥♥ Principalmente pessoalmente.
      Espero que leia futuramente, pelo menos um livro dela.
      Beijos

      Excluir
  3. Acredita que nunca li um livro da clarice?? Minha meta desse ano é ler, no mínimo, dois livros dela. Já anotei a sua dica! Esse livro dela parece ser muito bom e que capa é essa??? muito linda! Amei!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o espero que goste. Estou com o projeto de ler todos os livros dela, e esse ano quero ler muitos. Mas não posso ler um atrás do outro, essa mulher me mata ♥♥♥
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Esse é um dos vários livros da Clarice Lispector que quero ler. Ainda não conheço a escrita dela, mas quero muito me surpreender como você em relação a ela.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste. Eu particularmente sou suspeita, até porque amo muito ♥♥♥

      Excluir
  5. Respostas
    1. Espero que leia, e principalmente que goste ;)
      Beijos

      Excluir
  6. eu simplesmente amo a Clarice, e este livro mexeu muito comigo Confuso e pitoresco!<3

    ResponderExcluir