Resenha: Ladrão de História

domingo, 17 de julho de 2016


Sinopse: Desde menino, Pericot Silva desejava ser escritor. Tentou, de várias formas, publicar um ou outro texto que escrevia em páginas do caderno escolar. Não recebeu respostas dos jornais e revistas para os quais enviava os contos, ensaios e, até mesmo, análises que fazia sobre o comportamento político do prefeito da cidade em que vivia. Com o advento do computador e da internet, resolveu fazer cursos. Começou aprendendo a digitar e, depois, foi se desenvolvendo até conhecer profundamente os mistérios da máquina que transformou o mundo.

Quando chegava a casa, após um dia exaustivo de atendimentos técnicos que fornecia na sua pequena empresa de consertos de computadores, sentava-se à frente do monitor durante horas e viajava pelo mundo. Sabia tudo sobre renomados escritores e os acompanhava em entrevistas virtuais. Adorava os que conseguiam vender livros. Admirava seus costumes e tentava aprender o que os autores falavam sobre as técnicas de escrever. O apuro técnico de informática permitiu que ele se iniciasse na invasão de sites de empresas e pudesse conhecer os segredos das instituições. Nunca pensara antes invadir os computadores dos escritores que mais vendem livros. A idéia nasceu de uma notícia de jornal na qual um “hacker” havia acessado o computador de um renomado escritor e roubado suas memórias. Naquela noite não dormiu tentando pescar alguma coisa dentre os sites que conhecia...


Ficha Técnica:
Autor: Paulo Castelo Branco
Título: Ladrão de Histórias
Editora: Dom Quixote
Avaliação Final:  3/5   ♥♥♥

Minha Opinião: Pericot Silva desejava ser escritor desde menino, porém mesmo empenhado nisso, não conseguiu realizar seu sonho. Tendo conhecimentos em informática e trabalhando com isso, certo dia ele conseguiu ter acesse ao um texto inacabado. Se apossando de O Crime do Surdo-Mudo, trabalhou no texto e o lançou o então sonhado livro. Mesmo tendo um pequeno incidente no lançamento, Pericot viu ali sua grande chance de se torna um escritor de sucesso.

A segunda história furtada foi Memória de um Fodido, onde o então escritor/político estava escrevendo sobre sua vida. Foi um total sucesso e mesmo diante de criticas que Pericot enfrentava com a total convicção de que era seu trabalho mesmo, seus livros viraram um grande sucesso.

Com mais uma história furtada, está sendo um romance, Pericot desta vez estava mais envolvido ainda com as acusações de plágio e roubo. Enfim conseguimos conhecer mais sobre ele e sobre o que ele acha de toda essa situação, assim como o que ele deseja fazer pra sair ileso disso tudo. Não foi uma tarefa muito fácil, muito menos consegui sentir empatia por ele, por outro lado, notamos que mesmo roubando história de outras pessoas, ele em si é bem inteligente. Além de podermos conhecer o outro lado que a fama de seus livros lhe trouxe, que creio que seja o que ele mais queria almejar.

Tendo roubado mais uma história, que de todas, foi a que eu mais gostei por se tratar de um serial killer, Pericot encerra seus roubos. Fiquei surpresa com alguns fatos que desencadearam para o desfecho do livro, porém foi bom, porque não esperava que fosse acabar assim.

No geral, gostei do livro. Procurei não falar muito da história. Nem dar muitos detalhes para que não estraguem as surpresar que surgem no decorrer da leitura. Foi um desfecho que me pegou porque nem se quer tinha cogitado que poderia acabar da forma como acabou.

Recomendo sim a leitura, ainda mais por se tratar de um escritor nacional. Sem falar que todas as histórias são de temáticas diferentes, o que deixa a leitura ainda mais envolvente pelo fato de que você não faz ideia do que vira na próxima. 


Espero que tenham gostado.

Um beijo ;)

4 comentários:

  1. Olá DAniella!
    Ótima resenhado livro e quase que conta tudo hein... Fiquei curiosa pra saber o desfecho da historia.
    Te indiquei para o prêmio Dardos lá no blog, espero que goste.
    Abraços

    ahbonitablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se engane HAHAH tem muita história ainda pra descobrir.
      Espero que o leia e que goste.
      Beijos

      Excluir
  2. Já ouvi falar sobre esse livro, mas nunca tinha visto uma resenha tão completa dele
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-* Fico muito feliz que tenha gostado daqui \o
      Beijos, beijos

      Excluir