O Vilarejo de Raphael Montes

domingo, 8 de outubro de 2017

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.


As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Minha OpiniãoEu particularmente não gosto quando fazem comparações com outros escritores. Acho cabana ter indicações, mas comparar com outro escritor na minha opinião não é legal. Falo isso devido a esse "elogio" da Fernanda Torres na capa do livro.


Do Rafhael Montes só li Dias Perfeitos e não tinha gostado tanto assim. Mas quando O Vilarejo foi lançado, fiquei com vontade de ler por ser contos e por passar em um tempo mais antigo que o nosso.

Demorei um pouco para pegar ele, mas quando o fiz, li todo de uma vez só. É curtinho o livro e bem desenvolvido. Aqui, o Rafhael Montes é o tradutor de um caderno ilustrado de Elfrida Pimmintaffer que em sete histórias sobre os pecados capitais.

As ilustrações dão um ar mais pesado ao livro. Os detalhes complementam e mesmo que seja dito que você pode ler em qualquer ordem, sugiro que leia na ordem de publicação mesmo. Até porque as pontas soltas vão se encaixando aos poucos.

As histórias se passam nesse vilarejo e envolvem seus moradores. Não é uma narrativa linear, mas que são interligados sutilmente.

A cada desfecho de cada conto fiquei maravilhada por ser surpreendida. É claro que uma coisinha ou outra não me agradaram tanto, mas no geral é um livro muito bom.

De todos os contos o que eu menos gostei foi Belphegor – A Verdadeira História de Ivan, o Ferreiro. Não consegui sentir nenhum tipo de empatia pelo personagem principal. Talvez a que mais me surpreendeu foi Mammon -  O Porquinho de Porcelana da Sra. Branka ou Belzebu – Banquete para Anatole, não sei ainda qual delas foi a melhor. Fui pega totalmente de surpresa com o final de Leviathan – As Irmãs Vália, Velma e Vanda.

Aliás, todos os contos têm lá suas surpresas e reviravoltas. Eu particularmente gosto muito de contos, mas ainda não tinha lido nenhum em que mais parece uma história fragmentada e que vão se interligando um no outro. Foi uma ótima leitura, fui completamente surpreendida. E que desfecho!

Espero que tenham gostado.
Um beijo ;)

12 comentários:

  1. Olá, Dany.
    Eu também não gosto dessas comparações nas capas, o leitor cria certa expectativa que não tem nada a ver. Eu só li esse livro do autor e gostei bastante do que eu li. E a edição está incrível. Pretendo ler outros livros dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dele li primeiro Dias Perfeitos, mas não achei lá muito bom não. Pretendo ler outros dele também futuramente. Agora esse eu mais do que recomendo, é sensacional.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany!
    Eu também não curto essas comparações nas capas, por isso nem dou muita atenção para elas.
    Esse livro parece ser muito interessante, gostei da indicação!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas comparações são apenas uma espécie de marketing, eu particularmente não curto isso nas capas.
      Super indico a leitura.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Dany!
    Eu adorei o livro que li do Raphael, então quero conferir essa obra sim.
    Na verdade, todas as outras que ele escrever. Foge totalmente do que estou acostumada!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia logo este, tenho quase certeza de que irá gostar também.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Dany!
    Eu sou suspeita pra falar, pq sou completamente apaixonada pelos livros de Rphael Montes. O primeiro que li dele também foi Dias Perfeitos, mas eu amei. O Jantar Secreto é muito bom também. Dele eu só falto ler Suicidas. Eu gostei muito, muito, muito mesmo do Vilarejo e também li todo de uma vez. hahaha
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler Suicidas, me parece ser um bom livro. Jantar Secreto não sei bem se lerei, quem sabe futuramente.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Dany! Tudo bem? O Raphael Montes é sensacional! Já li Jantar Secreto e amei. Esse livro eu infelizmente não tenho coragem de ler rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH nem precisa se preocupar que não é tão assustador assim. Pelo menos eu não achei, as ilustrações são bem mais macabras do que a história em si.
      Beijos

      Excluir