A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Para ler a sinopse AQUI.


Minha OpiniãoAté o momento, esse foi o livro mais difícil que eu li da Clarice Lispector. Pode ser que minha alma ainda não esteja formada, como ela mesmo cita no começo do livro ou pode ser que talvez o que eu entendi do livro tenha sido o que ela mesmo queria passar. Não sei...

Finalmente terminei de ler o livro depois de duas tentativas e um ano depois de ter comprado ele. O livro não é ruim, é complexo. Extremamente volúvel e cheio de referências das quais pouco consegui pegar.

G.H. tem sua vida modificada por uma barata. Toda a sua visão de mundo, seus amores, sua vida, tudo é contestado, colocado abertamente na frente dela para que a mesma veja com outros olhos a vida que levava.

Por diversas vezes me vi na personagem. Aliás, essa é uma das características de Clarice em seus escritos, fazer com que eu sempre me identifique em algum ponto na história. Ou as vezes na história toda.

Mas, falando no geral, não entendi nada.

Sendo bastante sincera. Precisarei reler esse livro ao longo da vida uma porção de vezes para compreender o que Clarice queria falar através dele. Um diferencial é que a personagem fala com a gente de forma tão natural e íntima que parece uma conversa entre amigos. Uma espécie de confissão, de abrir a alma e expor o que tem por dentro.

Apesar de ter entendido tão pouco, foi uma leitura essencial. Sempre que eu leio Clarice sinto minha alma renovada, preenchida e completa. É como se fosse aqueles ensinamentos antigos, onde os pais passavam para os filhos.

Ainda assim, recomendo o livro. Clarice é sensacional.

Um beijo ;)

6 comentários:

  1. Oi, Dany! Tudo bem? Clarice tem muito disso. Sempre há algo dito nas entrelinhas. Suas obras são sempre complexas e eu adoro isso <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez toda esse mistério e complexidade é que deixa a obra de Clarice ainda mais fascinante, é como eu sempre digo, essa mulher é incrível.

      Excluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Primeiramente, feliz ano novo!
    Clarice é sensacional e esse livro já entrou pra minha lista.
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Volte sempre que será bem vinda!

    Abraço,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um feliz Ano Novo pra você também Thamiris.
      Ainda terei que reler mais algumas vezes esse livro \o
      Beijos

      Excluir
  3. Ainda não li esse livro, gosto bastante dos textos dessa autora e realmente são complexos

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o mais complicado e confesso que pouco entendi, mais já falei de muitos outros dela por aqui e recomendo todos.
      Beijos

      Excluir