3 LEITURAS DE AUTORES NACIONAIS

domingo, 13 de março de 2022

A ÚLLTIMA VEZ QUE PENSO EM VOCE NESTE SEGUNDO de Léo Cruz

 


            Segundo livro dele que leio e segue com a mesma sensação do primeiro. É um livro gostoso e rápido de ler, com poemas que são curtos e fácil de se identificar. Uma boa indicação para quem gosta de poesia ou mesmo para você que nunca leu ou está penso em ler.

“Todo mundo tem uma tempestade interna para chamar de sua”.


***************

 

PRIMA-DONA porque todas as flores são perfeitas de L. S. Englantine

 


            Alana sempre planejou matar Angelina. Embora convivam como irmãs, uma é o oposto da outra. Enquanto Angelina é a garota popular, o centro das atenções, a que é amada e que recebe todas as atenções, Alana fica com a outra parte: sempre cobrada e comparada a irmã, sempre esquecida e na maioria das vezes a segunda opção.

            O sentimento que Alana foi alimentado ano após ano foi a sua motivação para continuar aguentando tudo. A novela intercala entre momentos no passado e no presente. Notamos como foi a vida delas vista pelos olhos de Alana. Senti uma certa empatia por Alana e compreendi – até certo ponto – o por que dela alimentar esse sentimento, mesmo ela tendo outras opções. Porém, como o sentimento veio sendo alimentado por tanto tempo Alana não via outra solução a não ser colocar um fim na vida de Angelina.

Fiquei totalmente presa a história, gostei de como foi desenvolvida a trama e adorei o desfecho. Recomendo muito a leitura.

***************


MOTIVOS PARA NÃO DIZER ADEUS de Ana Carolina Marquês



Raramente leio livros que contenha conteúdos sensíveis do tipo: violência autoprovocada, ideação suicida, depressão, abuso de álcool, entre outros como é apresentado neste conto. Resolvi pegar ele para ler por conta do título, e achava que se tratava de uma história fofinha. Só para constar, a história está longe de ser assim.

O nosso protagonista Bruno está passando por um momento muito delicado em sua vida, e é confuso compreender o que aconteceu que o levou ao estado mental em que ele se encontra. Seu maior ponto de apoio é sua amiga, Valentina. Ela tenta ser sua rede de apoio, fazendo o possível para que Bruno consiga se reestruturar.

Como estudante de psicologia, consigo compreender muito bem que a posposta da autora era que Bruno por conta própria quisesse e conseguisse pedi e aceitar ajuda. Porém, isso não fica bem explicado. O que eu considero um ponto fundamental para o desenrolar da história. Do meio para fim, a história ficou muito confusa e difícil de acompanhar, tudo aconteceu de forma muito rápida e com poucas explicações.

Por se tratar de temas sensíveis acho que faltou alguns elementos fundamentais no decorrer da história, assim como faltou um cuidado maior quando se fala sobre psicóloga e fazer terapia, assim como o psiquiatra. Quando foi inserido isso acabou que as duas profissões se mesclaram e se tornaram uma só. É importante ressaltar que o Psiquiatra receita APENAS medicamento, enquanto o psicólogo NÃO receita medicamento, seu papel é a terapia.

No geral, é uma história boa, de autora nacional, porém NÃO indico para qualquer pessoa. Principalmente se você é sensível aos temas que são abordados.


Espero que tenham pegado boas indicações. Boa leitura, beijos.


*Todos estão disponíveis no Kindle Unlimited até a data desta postagem.


2 comentários:

  1. Oiee! Amei as três dicas. Costei que escolheu estilos diferentes. Vou anotar na minha lista.
    Beijos❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que faça boas leituras ♥
      Beijos

      Excluir