BLADE RUNNER de Philip K. Dick

sábado, 6 de agosto de 2022

 


Quando resolvi pegar Blade Runner para ler, eu já vinha de um período de não ter motivação para continuar a leitura. Estou com uma lista de livros começados e que por enquanto estão encalhados.

Talvez tenha sido por conta do retorno das aulas presenciais. E por todo o conteúdo para estudar e cansaço que neste quesito de leitura ando um pouco desmotivada. Eu tinha acabado de assistir ao filme Blade Runner 2049 e queria continuar mergulhada neste universo.

Embora o livro tenho sido adaptação do primeiro filme Blade Runner – O Caçador de Androides, está imersa nesse universo fez toda a diferença. Eu simplesmente devorei o livro em poucos dias. Fiquei muito envolvida com toda a história, com os personagens e a forma bem fluida da escrita de Philip K. Dick tem um certo imã, tornado difícil largar a leitura.

A história do livro é bem simples e creio que quase todo mundo conhece pelo menos por cima do que se trata. Rick Deckard é um caçador de recompensas cuja sua função é aposentar androides fugitivos. Vivendo com sua mulher na terra com a estrutura e recursos precários, seu maior sonho de consumo é substituir sua ovelha elétrica por um animal de verdade.

Envolto em levantamentos e questões filosóficas, vamos acompanhando ele desempenhar seu serviço ao mesmo tempo que temos um panorama de como é viver ali cercado pela poeira radioativa.

A dicotomia entre os humanos e os androides e bem explorada. Esse modelo novo que se assemelha muito a uma pessoa real, que se não fosse pelo teste e pela falta de empatia, não seria possível ter essa diferenciação é interessante de se ver. E provavelmente é esse sentido que a empresa que produz os modelos está tentando chegar

Estou bem animada agora, querendo ler mais. Minhas aulas já estão se encaminhando para o final, logo estarei de férias e quero muito poder desfrutar de boas e emocionantes histórias.

Beijos :)

2 comentários: