Resenha: Delirium

terça-feira, 17 de maio de 2016

Delirium

Sinopse: Desordens. Distúrbios. INSÂNIAS!


Este é o tema de Delirium.



Nesta coletânea de contos o autor preza, sobretudo, pela diversidade e a originalidade. Pois em que outro livro você encontraria realidade virtual, experiência com alucinógenos, assassinos sádicos, debates sobre crenças e religião, um desabafo a la Kafka, e, até mesmo, os infortúnios de uma fofoca? Uma culinária diversificada e bem temperada para todos os paladares.

Ficha Técnica:
Autor: Carlos Patricio
Título: Delirium
Editora: Página 42
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥


Minha Opinião: Mesmo depois de passar um tempinho que li a obra, não me sinto preparada pra falar sobre ele. Por isso, tenho receio de não consegui me expressar e dizer o senti quando estava lendo. Aviso de antemão que pode não ser coerente o expressarei...

Delirium despertou minha atenção devido ao fato de ter visto algumas pessoas falando sobre ele. Pois bem, matei minha curiosidade e adquiri o meu exemplar diretamente com o escritor e de quebra ganhei um autografo caprichado.



O livro contém sete contos e uma poesia. Falarei de forma bem resumida de cada um, sem deixar escapar nenhum spoiler. Vou procurar falar mais dos meus sentimentos do que com relação à história que se passa em cada conto. Corro o risco de acabar falando demais.


Doutor Sádico: Eu ia falar “eu amo ler história com serial killer...”, porém em se tratando de Hans Mozart ou Doutor Sádico, esse amor não existe. Ainda não tinha lido nenhum livro que conseguiu fazer com que não gostasse do dito serial killer em questão. É aqui não tem como, absolutamente não tem nenhum pequeno detalhe dele que você diz, não por esse lado até que é “aceitável”. Não, porque até a inteligência que é uma marca registrada desse tipo de gente não conseguiu me ganhar, até porque ele usa justamente essa peça pra fazer sua vítima em questão sofrer tortura psicológica. Não bastava tudo que iria acontecer à vítima da vez, antes de sentir dor física o Doutor Sádico fez questão de torturar psicologicamente. O ambiente em si que se passa o conto é macabro, mas as palavras dele conseguiu se sobressair. Temos muitas citações, o Doutor responde as perguntas que sua vítima faz com trecho que explicam e se encaixam nas perguntas. É isso foi uma das coisas que mais vi as pessoas comentarem a respeito, eu por outro lado achei genial. Porque convenhamos, os trechos não foram colocados ao acaso, nem muito menos colocados para fazer efeito. Isso só mostra a carga de leitura que o escritor tem. Obrigada Carlos Patricio por me fazer odiar tanto um seria killer como odiei Doutor Sádico. ( Ainda me fez chamar ele pelo nome que se auto intitulou).


Truco: Este conto me fez sentir como se tivesse caído por acaso naquela cena, quando dei por mim já não sabia o que estava acontecendo, e tudo foi se desenrolando que só fez sentido no final. Foi ai que conseguiu compreender a história.

Agoniado: Começou de tal forma que a única coisa que eu desejava era que acabasse logo. Comecei a ficar aflita porque as angustia que o Julio sentia foi se instalando e fazendo que eu ficasse ansiosa pra saber que final ele teria. Ainda bem que o conto é curto.


A Questão de Todas as Questões: Tenho quase convicção de que esse foi o conto de que mais gostei – ficou empatado com Doutor Sádico. Ele é o mais extenso e como se desencadeia através de uma conversar, às vezes ele se torna chato e monótono. Não sou de discuti religião, porém é quase impossível não se sentir atraído pelos fatos abordados, às indagações, as dúvidas, perguntas e por ai vai. Pode se dizer que fiquei divida porque mesmo gostando, também não gostei até porque não tem como sair ileso depois da conversa travada.

O outro mundo de Henrique: É um conto pretencioso que mostra uma fuga da realidade. De uma forma diferenciada que se aproxima muito da nossa realidade atual.

Pouco Antes da Virada: a surpresa ficou para a poesia. Como eu jugava que fosse apenas contos achei a proposta de inserir uma poesia genial.

Lindos Sonhos Dourados: Guliver passa por uma grande reviravolta em sua vida. Mudando drasticamente tudo. O uso de droga, a briga com o pai, o favorecimento do irmão tudo e qualquer pequeno detalhe contribuíram para que Guliver escolhesse andar por caminhos duvidosos.

Quando terminei de ler fiquei com uma sensação estranha que não sabia descrever até o momento, mas depois de pensar um pouco a respeito acho que cheguei a uma conclusão. Sabe quando você por mero acaso encontra algo que ficou milimetricamente perfeito e que por isso mesmo em vez de te passar uma sensação boa acontece o inverso? Me explicando melhor, alguns dos contos foram tão bem desenvolvido, com personagens bem elaborados e final que fecharam que eu senti a necessidade de ter tido nem que seja uma ponta solta. Foram tão bem escritos que não me passou emoção. Não sei se consegui me expressar da forma como queria, mas quando terminei de ler eu falei: é ok, bem escrito e elaborado, mas faltou algo... emoção, faltou um toque mais pessoal não sei bem definir o que é.


De uma forma mais ampla, Delirium é um livro bem escrito, com diagramação e arte bem elaboradas. Sendo livro de estréia de Carlos Patricio não poderia ter se saído melhor.

As notas de rodapé – que preciso ressaltar – deixaram um ar mais sofisticado. Eu sempre gosto e gostei de livro que usam esse recurso. Acho tão informativo e pessoal, nota-se que o escritor teve todo um cuidado com o conteúdo.

Só pra finalizar, um das coisas que me incomodaram foram os trechos das músicas em inglês. Como não falo nem leio em inglês, senti falta de uma tradução. Até porque se não conheço a música e quero compreender e ligar o trecho com a parte da história é muito incomodo parar pra ir pesquisar. 

Poderia ter colocado a tradução como nota de rodapé, teria sido bacana assim.

Então é isso. E você, ficou afim de se aventurar nas páginas de Delirium? 


P.S. Sei que exagerei um pouco nas fotos, mas é que achei tão lindo que não resisti ;)
Aah quase ia esquecendo, Carlos Patricio dentre os trechos de autores ele cita Clarice Lispector ♥♥♥


Espero que tenham gostado.
Um beijo.

14 comentários:

  1. Fiquei com medo dessa capa hehe. Pela descrição dos contos, acho que não seria um livro que gostaria de ler, achei os contos meio "pesados" e estou procurando leituras mais leves por enquanto.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns são um pouco pesados sim, mas no geral gostei.
      Como você procura coisas leves, não seria realmente uma boa ler esse no momento.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany!
    Puxa, este livro parece muito aflitivo e assustador! Um conto mais chocante que o outro, pelo que você descreveu na sua resenha! Fiquei curiosa para conhecer a obra, ainda que a capa me deixe um pouquinho assustada haha
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo Marina, espero que o leia e que goste.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Dany!
    Eu amo contos e dificilmente encontro alguma coletânea que me interesse. Delirium entrou na exceção.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de contos, e ultimante tenho procurado ler mais.
      Espero que leia o livro em breve, beijos

      Excluir
  4. Olá, Dany.
    Gosto muito de livros de contos, mas ainda não conhecia "Delirium".
    Gostei muito da capa do livro e do conto "Doutor Sádico", pois também gosto de histórias com serial killer.
    As ilustrações do livro são lindas.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super indico. Creio que você vai gostar muito dos contos.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá! Não conheço o livro mas fiquei curiosa :)
    *já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, Dany, mas pela sua resenha eu acho que ia gostar sim de lê-lo. Fiquei interessada no conto do serial killer, porque também amo histórias com serial killers mas na real é muito difícil eu gostar do serial killer em si, são poucos que me despertam esse amor hahahahjkasha Ah, adorei as ilustrações!

    Um beijo grande e bom final de semana!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente o livro e as ilustrações são mais lindas ainda.
      Eu já sou diferente Ray, gosto muito de serial killer, da história tbm rsrs
      Espero que goste quando o ler.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Dany!
    Eu gosto de livros de contos, mas esses não me chamaram a atenção...
    Mas gostei bastante das ilustrações, pelo jeito capricharam nessa edição.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capricharam mesmo, ficaram belíssimas.
      Beijos Sora.

      Excluir