Resenha: Prometo Falhar

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Prometo Falhar
  Sinopse: Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. 



A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.



Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. 



Ficha Técnica:
Autor: Pedro Chagas Freitas
Título: Prometo Falhar
N° de páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Avaliação Final: 3/5   ♥♥♥

Minha Opinião: Prometo ser sincera. Não gostei do livro. Não como imaginava.
Fiquei toda empolgada com a leitura porque só tinha lido comentários positivos sobre o livro, mas não foi tudo aquilo que eu esperava.

Amei a capa, mas por se tratar de um livro de crônica, poemas e contos não teria a necessidade de que 400 páginas. Porque isso foi o que deixou a leitura repetitiva, cansativas e na maioria das vezes sem empolgação.

Pelo nome do livro, eu esperava que se tratasse apenas de relacionamentos, amores coisa do gênero, porém, engloba muito mais assuntos. O que de novo volto a ressaltar, se fosse menos páginas e tivesse tido uma melhor seleção dos textos, eu teria amado.

Um ponto positivo é que os textos são curtos, porém nem sempre são concisos. Perdi-me em alguns, fiquei entediada na maioria e os que sobram no meio disso é que “salvaram” o livro. Faltou uma melhor seleção, mesmo que o livro não tenha um único tema, alguns textos poderiam muito bem ter sido tirados que não iam fazer falta nenhuma.

Não sei se traduziram tudo ou apenas algumas palavras – já que o escritor é de Portugal e a escrita é quase parecida em algumas palavras. Mas teve textos que eu estava lendo e meio que não faziam tanto sentido. Realmente fiquei com essa dúvida.

Eu particularmente gosto de ler crônicas, e nem precisa necessariamente me identificar com o que leio, mesmo assim, a maioria das crônicas aqui é repetitivas, outras têm temas que não são interessantes. Porém, nenhum dos textos tem título, o que eu achei muito original e diferente.

Enfim, deixou aqui uma sugestão de leitura, ou não. Você só vai descobrir se gosta ou não quando o ler. Particularmente não foi uma boa leitura, mesmo assim dar de selecionar alguns bons textos.

Prometo falhar. Sem hesitar. Prometo ser humano, aqui e ali ser incoerente, aqui e ali agir sem pensar, para que raios serve pensar quando te amo tão desalmadamente assim? Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir. Aprender, ensinar. Tudo pra te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo.        Pág. 83

Espero que tenham gostado.


Um beijo ;)

18 comentários:

  1. Oii, dany! Tudo bem bem?
    Sério que são crônicas, contos e poemas?! Eu não sabia :o Ao contrário de você, eu li mais comentários negativos do que positivos. O conhecia só pela capa e por comentários mesmo (se tinham gostado ou não), agora que li sobre o conteúdo não compraria. E ainda tem 400 páginas, né? Nossa, são muitas páginas mesmo só para contos e tal. Gosto mais de prosa. Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava doida pra ler e todo mundo só falava bem.
      Mas infelizmente não foi tudo aquilo que eu esperava. E olha que foi sofrido terminar de ler, parece que não ai acabar nunca.
      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e também não tinha ouvido nenhuma crítica, mas uma pena quando a gente vai começar um livro assim super empolgada e não curte muito, né? Acho uma pena mesmo, porque essas surpresas negativas azedam meu dia :(

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ray, e olha que ultimamente não tenho dado sorte.
      Veremos se isso muda nas futuras leituras.
      Beijos

      Excluir
  3. Acho que a sua é a primeira resenha negativa que eu leio desse livro, e obrigada pela sinceridade! Eu já sei que não gostaria de qualquer forma por não ser ligada em crônicas, mas o fato de tais poemas serem meio enrolados e cansativos piora tudo né :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei perdida justamente no começo, depois que fui pegando o ritmo.
      Mas o interessante é vê o quanto muda de um país para o outro a forma de escrita. De forma geral não foi tudo aquilo que eu imaginava mesmo assim não foi de todo ruim.
      Beijos

      Excluir
  4. Caramba, eu me empolguei com o título, achei forte e poético, mas me frustrei com a sua resenha. Odeio coisas monótonas! Uma pena.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei esse título e por conta disto esperava outra coisa. Mas enfim, não foi tudo aquilo que eu esperava...
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Dany! Esse título sempre me soou estranho, mas já li algumas resenhas positivas. Lendo a sua opinião, vejo que eu também não curtiria a leitura desse livro...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li muitas resenhas positivas, porém não foi tudo aquilo que eu esperava.
      Com relação ao título eu gostei e muito, e por conta disto esperava que os textos fossem mais focados nisso.
      Enfim, foi uma leitura arrastada.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dany,
    Uma pena a leitura não ter sido tão boa para você.
    Eu fiquei bem curiosa em relação a esse livro, mas infelizmente não faz tanto meu gênero de leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente de você Jessica, sempre gostei deste gênero. Por isso que esperava amar o livro, mas não foi isso que aconteceu.
      Beijos

      Excluir
  7. Já vi comentários bem positivos com respeito à esse livro. Que pena que não funcionou para você.

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tinha lido resenhas positivas, e por conta disto achei que ia gostar também. Mas infelizmente não foi o que aconteceu.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Dany!

    Esse livro foi tão comentado há um tempo que eu estava curiosa pra ler, mas confesso que agora me desanimei um pouco rsrrss adorei sua sinceridade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi sim. Por isso que fiquei muito a fim de ler, só lia elogios a ele.
      Mas para mim não funcionou, acabei não gostando tanto como esperava.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu também achei esse livro super cansativo, quando cheguei na metade já queria parar de ler, muitas crônicas são bem parecidas, parecia que estava lendo a mesma coisa sempre.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Bianca. Acho que faltou uma seleção.
      Beijos

      Excluir