Dica de Série: Oz

sexta-feira, 25 de novembro de 2016



Sinopse: Oz foi uma série de televisão norte-americana criada por Tom Fontana produzida pela HBO entre 1997 e 2003, dividida em 6 temporadas com 8 episódios cada (com exceção da quarta, que é a mais longa e contém 16 episódios), com duração de aproximadamente uma hora cada.
A série tem como proposta mostrar o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald, também conhecida como “Oz”, incluindo todas as suas subdivisões como o corredor da morte, Emerald City, Unidade B, entre outras. A série tem como principal marca o realismo presente em suas cenas, incluindo temas como sexo, violência e consumo de drogas.


Minha Opinião: assim que comecei a assistir Gray’s Anatomy no sbt tarde da noite, vez ou outra conseguia pegar um episódio  aleatório de Oz. E apesar do tema chocante e forte pra aquele tempo, gostei dos poucos que assisti. Eu já vinha planejando fazer uma maratona há tempos, mas sempre colocava outras séries na frente. Até que de fato foquei nela e assisti de uma vez só.

São seis temporadas com 8 episódios cada, exceto a quarta que têm 16. A história se passa dentro da prisão Oswald, ou Oz, mas precisamente focado em Emerald City. É um projeto diferente, uma unidade especial que proporciona aos presos mais “liberdade”. Eles fazem trabalhos, tem academia e outras regalias diferentes dos demais complexos.


Dirigida por Leo Glynn, além de Emerald City temos uma unidade só para os policiais que foram presos, uma pra população em geral, a solitária, uma área destinada a penas a soro positivo, o enfermaria e por aí vai.

Emerald City foi projetada por Tim McManus, e tem como proposta melhorar a vida dos prisioneiros, ele acredita fortemente que todos os presos podem se recuperar. Durante todo o decorrer da série, sempre ficava com aquela coisa de não conseguir compreender porque McManus lutava tanto por esse lugar e pelos presos. Devido às coisas que os presos fazem, o porquê deles estarem ali, a personalidade deles, foi difícil compreender porque ele não desistia. Quase no final da série, ele tem uma conversar com outro preso e é aí, pelo que ele fala com conseguiu aceitar e compreender todo o ideal pelo qual McManus lutou a série toda.

Se você acha que Game Of Thrones tem muita morte é porque ainda não assistiu a Oz. Aqui o nível é alto, pelo menos dos motivos alguém é morto, esfaqueado, queimado, envenenado, asfixiado, baleado a queima roupa e outras formas de morrer que a gente nem imagina.



Em Emerald City os presos são divididos por grupos, temos os negros, os arianos, os motoqueiros, os muçulmanos, os gays e até mesmo os que não pertencem a grupos nenhum. Aqui todo o cuidado é pouco, qualquer pequena coisa é motivo de briga, morte ou tentativa de assassinato. Os presos variam de idade, desde os mais novos até os mais velhos assim como os diferentes crimes. É interessante vê essa diferença de idade e de sentença também.

Mesmo que a série tenha esse intuito de entreter, ela trás essa proposta de mostrar e denunciar o que acontece dentro do sistema penitenciário norte-americano, suas falhas, o descaso, a tensão racial, os maltrato, os abusos de poder, as drogas – mesmo com toda a rigorosa vistoria e revista, é quase impossível combater a venda de drogas – dentre outros problemas. Mesmo que se passe nos EUA, consegui encontrar muitos elementos que os presos daqui enfrentam também, não sou tão informada com relação ao nosso sistema penitenciário, mas todo mundo sabe que é precário. Fora que quem entra, corre o risco de muito pior do que entrou.


Uma das discussões que mais se destacou foi a pena de morte. No começo da série ela tinha sido abolida, e logo depois retornou devido ao governador que reimplantou. Um bom exemplo é a Irmã Marie, ele é psicóloga de Oz e quando a pena de morte volta a ter vigor, ela luta fortemente contra. Outros personagens que fazem parte da equipe são: Gloria a médica, que tem uma história de vida entrelaçada e prejudicada; Diane uma das guardas, sendo mulher em um presidio composto totalmente por homens não é tão fácil e Padre Mukada, o fato de ser um padre não o deixou imune.

É claro que teve lá seus momentos ruins, como um dos episódios em que foi uma espécie de musical, ou o fato de certos acontecimentos terem que ocorrer justamente lá dentro – isso até que é "aceitável" já que os personagens não podem sair da prisão. 

Temos muitos personagens, cada um com sua carga de história, suas personalidades. Desde aquele que chegou como um bom sujeito e teve que aprender a sobreviver lá dentro, desde aqueles que já chegam conforme agiam lá fora. Não pense que por se tratar de uma prisão e ter predominantemente homens que não há romance aqui. Temos sim, além de muito violência, mortes, estupros, sexos, drogas, brigas, corrupção, religião sendo esses também assuntos que geram reflexão e choque. Por isso, Oz não irá agradar a todos, muito menos é destinado a qualquer um assistir. Precisa-se ser mais forte do que os personagens pra aguentar tudo.

Os personagens são outra apreciação a parte. E como são muitos. Alguns a gente odeia, outro ama, outros fica nesse meio termo ama/odeia e assim vai. Não têm como falar um pouquinho sobre cada um, mas vou citar os que mais gostei: Cris Keller ♥ (esse me deixou totalmente dividida, amo/odeio); Tobias Beecher; Ryan O'Reily; Verno Schillinger (não tem como não rir quando pronunciam o sobrenome dele errado); Miguel Alvarez; Augustus Hill; Kareen Said dentre outros que merecem destaques mas como são muitos, escolhi apenas os que mais me marcaram.


Um das coisas que mais gostei é dos monólogos que temos em todos os episódios, ao longo dele e no final. A história se vai se encaixando no texto que é falado por um dos personagens, o Augustus Hill. Assim como ocorre em Gray's Anotomy ♥♥♥

Enfim, eu poderia falar muito, muito mais e mesmo assim ainda iria ficar coisas por dizer. Eu particularmente gostei bastante. Fez com que eu refletisse sobre diversos temas, que eu torcesse pelos personagens, que eu sofresse junto com eles, sorrisse e principalmente que eu me divertisse enquanto assistia.





P.S. aah quase ia esquecendo, é recomendado para maiores, tá? Não apenas pelas cenas fortes de mortes, dentre outras, mas também pelas cenas de nudez  ;)


Espero que tenham gostado.
Um beijo

10 comentários:

  1. Olá, Dany.
    Eu lembro dessa série quando passou no Sbt. Não cheguei a assistir nenhum episódio, só sabia sobre o que era. Mas na época eu estava assistindo Prison Break e como as duas eram de cadeias, eu não quis misturar. E até hoje não tinha me lembrado mais dela. Vou anotar aqui para assistir. Gostei da dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prison Break será a próxima que farei maratona, a tempo que quero assistir a ela também. Eu recomendo Oz, apesar de ser mais crua e realista do que Prison Break, mesmo assim eu gostei bastante.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany!! Tudo bem?

    Nossa, faz tempo que vi alguns episódios aleatórios tb, lembro quando passava no SBT. Não sei se veria agora, mas adorei relembrar a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que vê. Não consegui me contentar apenas com os episódios aleatórios que eu tbm tinha visto.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Dany!
    A série é de 1997 e eu nunca tinha ouvido falar!
    Parece ser interessante, gostei da dica!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse pelo sbt provavelmente eu tbm não iria ficar sabendo dela.
      Super indico Sora.
      Beijos

      Excluir
  4. Ainda não conhecia a serie, e sinceramente nem tenho muita vontade de assistir, acho que por se passar na prisão, sei lá, essas propostas nunca me atraem hahaha mas adorei a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH meio que sei como se sente, tinha a mesma sensação.
      Mas gostei, e muito.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bom? Eu não conhecia a série acredita o.O Confesso que não me interessei muito, não curto séries que se passam em prisões, mas mesmo assim adorei sua resenha *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do pouquinho que falei.
      Beijos

      Excluir