Clarice Lispector

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016



 A ferida que nunca sara


Ah, Clarice. Não sabes o bem que me faz
Não sabes o quanto consegue
Toca-me sem está presente.
Não sabe do consolo e da sensação de pertencimento que deixas em mim a cada livro seu lido.
Sou tão efêmera, tão pequena perante tua magnitude. Tenho sentimentos murchos se comprado a sua essência.
Sinto-me abraçada por cada frase sua, por cada estranho mais familiar sentimento que afloram quando estou lendo-a, mesmo que às vezes pouco entenda.
Queria ter tido a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
De poder conversar, olhar em seus olhos que envolto de mistérios muito tem a dizer,
Encontro consolo em ler seus livros.
E devorar tudo que deixou como herança de sua breve mais marcante passagem por 
aqui.

Daniella Silva


(Dedicado a Clarice Lispector, minha fonte de inspiração e admiração. Uma breve e singela homenagem de uma fã completamente apaixonada por seus escritos.)




Se Clarice ainda fosse viva, ela estaria completando 96 anos hoje.  Clarice nasceu no dia 10 de Dezembro de 1820 em Chechelnyk, Ucrânia.

Mesmo que você não tenha lido nenhuma obra dela, é capaz de saber sua forma única de escrever devido a tantas frases que são compartilhadas – algumas de fato sendo dela, a grande maioria não.

Clarice é encantadora. Meu primeiro contato com ela foi justamente através de suas frases soltas pela internet. Depois que li o primeiro livro Felicidade Clandestina, já sabia que tinha virado fã. Tanto é que meu projeto em longo prazo é ler todos os livros dela.


Felicidade Clandestina - Skoob - Resenha


Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector 
Título: Felicidade Clandestina
N° de páginas: 159
Editora: Rocco

Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥

"Não era mais uma menina com seu livro: era uma mulher com seu amante."            Pág.. 12

* Contos






Depois foi a vez A Legião Estrangeira. Apesar de conter alguns dos contos que tinha lido em Felicidade Clandestina, não deixou de ser uma boa leitura.



A Legião Estrangeira - Skoob  - Resenha


Ficha Técnica:

Autor: Clarice Lispector

Título: A Legião Estrangeira
N° de páginas: 110
Editora: Rocco
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥

As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será trade demais: as coisas serão ditas sem que as ter dito.                                 Pág.12

* Contos


Decidi ir comprando aleatoriamente os livros dela e aos poucos, A Bela e a Fera veio logo em seguida. Me tirou do chão, se tornou um dos favoritos e pegou de tal forma que nem consegui fazer uma resenha dele. Ainda vou precisar de uma segunda leitura pra falar sobre os sentimentos que foram despertados em mim quando o li. 


 A Bela e a Fera - Skoob 

* Contos

O poeminha que escrevi aí em cima é em homenagem ao último conto deste livro, A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais ♥




Macabéa, Macabéa que deslumbramento foi te conhecer. Sai da maré de ler contos e peguei um baita romance. Talvez um de seus livros mais lido, já que ele também é leitura obrigatória nas escolas – pelo menos foi quando estudava. Não cheguei a ler ele nesse tempo, ainda bem porque o soco no estômago é forte.

Esse livro é único. Macabéa e única. O desconforto que causa, a empatia, o pertencimento... Enfim, só digo uma coisa: leiam esse livro.


A Hora da Estrela - Skoob  - Resenha

Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector
Título: A Hora da Estrela
N° de páginas: 88
Editora: Rocco
Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥ Favorito


“Ninguém olhava para ela na rua, ela era café frio”.       Pág. 27

* Romance




Onde Estiveste de Noite além de ser um título bonito é intrigante veio com um algo a mais, crônicas. É foi mais complicado de compreender, mesmo assim a leitura foi envolvente. Apesar de não ter entendido tudo foi outro lado dela que descobri. Sugiro que leiam o que achei do livro.



Onde Estivestes de Noite -  Skoob -  Resenha

Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector
Título: Onde Estivestes de Noite
N° de páginas: 94
Editora: Rocco
Avaliação Final: 4/5   ♥♥♥♥








Bônus:

Este não é um livro “escrito” por Clarice. Trata-se de uma reunião de contos escolhido por diversas pessoas, cada um conta como a conheceu ou descobriu sobre os livros dela e escolhe um de seus contos. O diferencial está em ler sobre a visão dessas pessoas a respeito de Clarice, principalmente daqueles que tiveram o prazer de conhecê-la.


Clarice na Cabeceira - Skoob - Resenha

Ficha Técnica:
Autor: Clarice Lispector / Participação de 20 escritores
Título: Clarice na Cabeceira
Editora: Rocco
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥


“Ler Clarice era como conhecer uma pessoa.”  – Caetano Veloso      pág.16






No momento estou lendo mais um livro dela: A Paixão Segundo G.H.

Tenho lá meus receios, logo de cara Clarice faz uma espécie de pedido, que espera que esse livro seja lido apenas por pessoas de alma já formada. Espero pelo menos ter minha alma já formada pra consegui compreender o que ela queria transmitir com essa história.

Meu intuito era deixar pra ler essa obra por último. Mudei de opinião porque pelo menos creio que conseguirei me deslumbrar e me envolver com a história.

Enfim, só não queria deixar essa data passar despercebida por aqui. E ao mesmo tempo mostrar e poder falar um pouquinho sobre os livros dela que já tinha lido e quem sabe fazer com outras pessoas também se apaixonem por ela como eu sou.

Tenho a intenção de comprar os livros com essa mesma arte da capa que é feita pela Flor Opazo. Acho todas lindas, embora que por enquanto Onde Estiveste de Noite é a que mais amei. Pessoalmente então parece que estou segurando um quadro tamanha a obra de arte que fizeram.

Se ficou interessado em saber sobre outros livros dela, não deixe de acompanhar o blog, até porque sempre que possível lerei e falarei sobre os livros dela. Lá no instagram costumo postar e fazer pequenos comentários sobre os livros que leio, segue AQUI.

Espero que tenham gostado.
Um beijo ;)



22 comentários:

  1. Hey Dany!
    que linda a poesia!
    confesso que ainda nao li nada dela, mas adorei as dicas das obras ddela.. .A bela e a fera foi o que mais me chamou a atenção por causa da disney :3
    Gostou da capa? <3 Own, obrigada, fico feliz *-*
    beijocas!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ps. vou seguir no INSTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como são contos, eu super recomendo. Mas se quiser começar lendo A Hora da Estrela é também uma boa opção.
      Fico tão feliz que tenha gostado *-*
      Não consegui te achar lá no insta pra te seguir de volta.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dany, tudo bem?

    Clarice é uma leitura quase que obrigatória né? Até hoje tenho muito o que dizer sobre A hora da estrela!! Muito bacana seu post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase obrigatória que depois virá indispensável.
      Eu amei cada livro e ainda têm muitos para ler dela.
      A hora da estrela sem sombras de dúvidas é uma leitura sensacional.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Dany.
    Que postagem linda. Muito bonita sua homenagem e sua história com a autora. Ainda não li nada dela mas sempre vejo elogios.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Aproveita pra ler um desses indicados.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Tenho muita curiosidade em ler algo da autora, começando por A Hora da Estrela. Gostei de saber um pouquinho mais sobre ela.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO STAR WARS NO FACEBOOK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima escolha, super indico começar por ele.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Dany,
    Eu nunca li nada da Clarice Lispector, porém preciso mudar isso logo.
    É um clássico!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supor indico, pode pegar qualquer dos citado aqui que não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  6. Clarice morou em Recife por um tempo, de frente a casa dela tem uma estatua dela em tamanho natural. Dela eu só li Perto do Coração Selvagem e dele guardo uma recordação vivida, vibrante, uma introspecção sem precedentes, um envolvimento... era como ler sobre a alma ou a essência das coisas! Tenho que ler mais livros dela!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que lindo. Quisera eu pode ir vê essa estatua.
      Ainda não li Coração Selvagem, nas ta na lista.
      Beijos

      Excluir
  7. Meu primeiro contato com a Clarice também foi por essas frases soltas na internet, principalmente no Tumblr, e eu adoro encontrar esses textos dela perdidos por aí. Mas livro mesmo só li A Hora da Estrela porque é leitura do vestibular, e de todas as obrigatórias, esse foi um dos únicos que gostei. Ele realmente mexe contigo e, principalmente pra quem se coloca no lugar da Macabéia, é um livro muito doloroso </3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro sensacional. Recomendo outros, já que você gosta das frases dela solta por aí, irá gostar dos demais livros também.
      Beijos

      Excluir
  8. Clarice é simplesmente maravilhosa; minha musa!
    A Hora da Estrela é um dos meus livros favoritos. Gosto muito, também, de Felicidade Clandestina.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  9. Que legal. Não sabia da idade que ela teria. Uma excelente escritora que inspirou muitos e inspira até hoje com seus textos :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. A Clarice realmente é uma autora muito valorizada. Eu li somente A Hora da Estrela e infelizmente não gostei da narrativa, então preferi não me arriscar mais :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu acho que gostei justamente por ter uma narrativa diferente.
      Mesmo assim fica um possível dica se você decidir dá uma nova chance.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Dany!
    Realmente, só conheço a Clarice através do que o pessoal compartilha, nunca parei pra ler um livro dela. Gostei das suas resenhas, vou tentar ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostada e que tenha resolvido dá uma chance a ela. Pode ser que você se torne fã.
      Beijos

      Excluir