Resenha: Cartas de Amor aos Mortos

sábado, 3 de janeiro de 2015



Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.



Ficha Técnica:
Autor: Ava Dellaira
Título: Cartas de Amor aos Mortos
Avaliação Final:  4/5   ♥♥♥♥
*Lido em PDF

Minha Resenha: Procurei ler o mínimo possível de resenhas sobre o livro. Queria ter o prazer de descobrir a história sem ter um pré conceito sobre ela. É foi aos poucos que a história foi se desenrolando.

Laurel recebe sua primeira tarefe de escrever uma carta para alguém que já morreu então ela resolve escrever para o Kurt Cobain, mas a carta torna-se pessoal demais e ela não tem coragem de entregar para a professora. Ela perdeu a irmã May e com isso mudou de escola pra não ter que encarar as pessoas que sabiam de sua perda. Nesse novo colégio ela se sente mais confortável já que ninguém sabe de sua dor.

O que era pra ser apenas uma carta se torna um desabafo e ela passa a escrever para outras personalidades como: Judy Garland, Elizabeth Bishop, Amy Winehouse, Janis Joplin, Jim Morrison, River Phoenix, dentre outros. Seus relatos são intercalados hora pelas vidas das personalidades e pela vida de Laurel que tenta compreender e fazer ligações entre os ocorridos das personalidades e sua vida.

Seus pais são separados e a mãe não suportou a morte de May e se mudou. Laurel ficou com o pai é após mudar de escola ela teve que morar com a tia também. Uma semana na casa do pai e outa na da tia.


"Espero que um de vocês me ouça, porque o mundo parece um túnel de silêncio. Descobri que, ás vezes, momentos marcam nosso corpo. Eles estão ali, alojados sob a pele como sementes pintadas de surpresa, tristeza ou medo. E se você virar para um lado ou cair, uma delas pode se soltar. Pode se dissolver no sangue ou fazer uma árvore inteira. Ás vezes, quando uma se solta, todas começam a se soltar."

Ela fez novas amizades, descobriu o amor, ao mesmo tempo em que tenta compreender a morte de May. Laurel se culpa por isso.

Uma das coisas que me deixaram desanimada foi à obsessão de Laurel por May. Um amor idolatrado que chega a não ser normal. Lá pelo meio do livro a leitura ficou arrastada. Nada de novo acontecia e ficava apenas nas mesmas lamentações.

Gostei do fim que a história tomou. Poderia ter sido melhor, porém a Laurel enrolou muito para enfim contar como a irmã morreu. Como também teve outros acontecimentos que poderiam ter sido diferentes, deveria ter tido mais ação.

Espero que tenham gostado.
Um super beijo!

8 comentários:

  1. Oiee ^^
    Eu amei esse livro! Foi um dos melhores que eu li em 2014, mas realmente, a Laurel é muito obcecada com a irmã dela, pior ainda quando fica se comparando com ela. Achei o romance um pouquinho forçado, mas é um livro incrível!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também achei o romance um pouco forçado. Mas no geral, gostei da leitura. Não foi um dos meus favoritos, mais foi bom lê-lo.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, feliz ano novo!

    Não faz muito meu estilo mas é sempre bom ver ídolos atemporais nos livros!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de livro assim, são leve e gostosos de se ler.
      Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro , mais fiquei super curiosa para ler.
    Adorei :) com certeza vou procurar pra ler
    http://mekanicmake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste. Foi uma leitura proveitosa.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi flor! Que cantinho lindo que você tem por aqui!! Amei tua resenha, no geral estava encontrando resenhas meio vagas sobre o livro. E não sabia bem o que esperar da história. Não gosto muito de entrar em uma história no escuro sabe? Amei teu cantinho e já estou seguindo! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho *-*
      Eu ultimamente tenho entrada nas historias no escuro mesmo, e tenho me surpreendido bastante.
      Beijos.

      Excluir